Você sabia que beliscar a comida pode ser um problema de saúde mental?

Em inglês, o ato de beliscar a comida recebe o nome de grazing e pode apontar para problemas de ansiedade e saúde mental

Pode parecer bastante chocante para alguns, mas novos estudos recentes chegaram a uma descoberta bastante intrigante. O simples ato de beliscar a comida compulsoriamente pode ser um sinal de problemas referentes à saúde mental. 

Portanto, siga a leitura abaixo para entender o que esse ato de comer um pouquinho aqui e um pouquinho ali pode significar, dentro do âmbito da manutenção de uma mentalidade forte e saudável. 

Leia mais: Entenda o que é a varíola dos macacos, doença que ressurge agora em 2022

mesa farta de comida
Beliscar a comida é bom, mas em excesso pode trazer prejuízos físicos e mentais – Fonte da imagem: Canva Pro

Beliscar a comida é prejudicial até que ponto?

Em primeiro lugar, não estamos do falando aqui do ato de beliscar a comida uma vez ou outra. Muito pelo contrário, aqui, a discussão é sobre fazer isso o tempo todo e de forma desregrada. Por exemplo, entre o café da manhã e o almoço. Ou então, entre o almoço e o lanche da tarde. Da mesma forma, entre o lanche da tarde e o jantar. Ou, por fim, entre o jantar e a hora de dormir.

Assim, note que essa breve descrição diária contempla já quatro atos de beliscar a comida no período em que você está acordado. Ou seja, considerando que dorme 8h, são 4 vezes em que a pessoa está a beliscar a comida para além das refeições habituais, como é na nossa cultura.

Grazing, você sabe o que significa?

Para quem não sabe, esse hábito possui até uma única palavra em inglês. Estamos falando do “grazing”, ou seja, justamente beliscar a comida de tempos em tempos entre as refeições. 

No entanto, existem dois tipos de “grazing”: o repetitivo e o compulsivo. Enquanto o primeiro é mais leve, o último acarreta problemas mais graves. Ou seja, a pessoa fica descontrolada e não consegue parar de comer. Assim, o estresse pode ser uma das maiores condicionantes para que isso aconteça. 

Portanto, caso tenha notado um aumento na frequência da alimentação, procure ajuda psicológica e médica. A ansiedade pode acabar gerando a compulsão por comer a todo o momento.

Aproveite e leia sobre o Dia do glaucoma: solução pode ser colírio à base de Cannabis

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação