Google lança ferramenta para decifrar a letra de médico; entenda

Google trabalha em uma tecnologia que permite decifrar caligrafias difíceis de entender

Na segunda-feira, 19/12, o Google revelou uma novidade que vai ajudar muita gente que vai ao médico e simplesmente não consegue entender a letra do médico. Tenho certeza que você é aquele paciente que tenta de qualquer forma ler a receita do seu médico e não entende nada. Por isso, o SaúdeLab de hoje mostra uma nova ferramenta para resolver este problema.

Google vai decifrar caligrafias difíceis de compreender

A confirmação do Google que está trabalhando em uma nova ferramenta, deixa sempre a internet agitada. A inteligência artificial desenvolvida pela empresa pretende resolver um problema muito recorrente. Quem nunca teve dificuldade de decifrar a prescrição médica? A leitura da receita é sempre complicada, pois, a letra de médicos não é uma das coisas mais fáceis de entender.

Sobretudo, o novo recurso deve ser lançado através do Google Lens, onde o usuário poderá traduzir a caligrafia difícil de entender, basta fazer uma foto da receita. Nesse sentido, com a fotografia da receita basta carregá-la da galeria para a nova ferramenta.

Deste modo, a inteligência artificial (IA), irá processar a foto e detectar a caligrafia e mostrar os medicamentos receitados pelo seu médico. Segundo o Google, o desenvolvimento dessa ferramenta conta com a participação de farmacêuticos. “Entretanto, nenhuma decisão será tomada apenas com base na alternativa fornecida por essa tecnologia,” afirmou o Google.

A princípio, o Google ainda não revelou a data de lançamento da ferramenta, ou seja, ainda tem muito trabalho pela frente para que ele fique disponível para os usuários.

Leia também: A micose não melhora? Descubra os hábitos que contribuem para isso

Por que a letra do médico é feia?

De acordo com a Associação Médica Brasileira, o motivo para que a letra dos médicos seja tão feia, vem da faculdade. Os pesquisadores afirmam que quando eles ainda são estudantes têm que anotar muitas informações de modo rápido durante as aulas. Deste modo, o resultado dessa escrita rápida é a caligrafia ruim.

Entretanto, a letra ilegível pode ocasionar alguns problemas para os pacientes. Segundo o Sistema Nacional de Informação Tóxico-Farmacológico, em 2007 foram registrados 1853 casos de intoxicação. Por conta do erro de administração (doses e remédios errados).

Sendo assim, saiba que por lei o médico que escreve de forma ilegível pode ser penalizado. Há 35 anos o governo criou uma lei federal proibindo prescrever de forma não compreensível. Dentre as punições, está a suspensão e até mesmo a cassação do médico e do farmacêutico que venderem o medicamento errado.

Veja também: Um cheiro que só você sente? Conheça a Fantosmia ou alucinação olfativa

 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação