Grávida pode tomar cerveja zero álcool? Será que tem efeitos negativos? Entenda

Sem dúvidas, o consumo de bebidas alcoólicas é muito prejudicial para a saúde em qualquer caso. Mas gestantes em específico devem ter uma atenção dobrada quanto à isso, já que o álcool é problemático tanto para a saúde dela quanto para a do feto. Sob esse ponto de vista, venha com o SaúdeLab e confira se uma grávida pode tomar cerveja zero álcool sem se prejudicar.

À primeira vista, a cerveja sem álcool parece servir uma substituição para a cerveja comum, e de fato ela pode ser, já que o álcool é uma das substâncias mais problemáticas dela. Contudo, como a saúde é uma questão muito mais delicada durante a gestação, talvez essa única diferença não seja suficiente para permitir do consumo da cerveja zero álcool por mulheres grávidas.

Problemas do álcool durante a gravidez

Um dos principais fatores que tornam fazem o álcool ser perigoso durante a gestação é que ele consegue atravessar a placenta livremente. Ou seja, a proporção de álcool no sangue da mãe é a mesma daquela presente no sangue do feto. Mas, como o fígado, que é responsável por processar o álcool, é obviamente muito menos desenvolvido no feto em comparação com o da mãe, a intoxicação causada pelo composto acaba sendo extremamente maior para o feto.

Dito isso, são muitos os efeitos do álcool na saúde do feto. Ele pode causar problemas no desenvolvimento físico e mental do bebê. Por exemplo, é muito comum ver filhos de mães que beberam durante a gestação que sofrem com algum transtorno de atenção, ou que possuem seu intelecto debilitado. Inclusive esses problemas podem demorar alguns anos para começarem a se manifestar.

Leia mais: Diabéticos podem tomar cerveja? E vinho? Descubra alternativas seguras

Existe alguma dose de álcool que é segura para gestantes?

Antes de dizer se a grávida pode tomar cerveja zero álcool, talvez você esteja curioso para saber se existe alguma quantidade de álcool que é segura durante a gestação. Na teoria uma lata de cerveja por dia, equivalente a uma dose de whisky ou 150ml de vinho, seria uma medida segura. Porém, como os riscos para a saúde do feto são muito grandes, o ideal é que o consumo de bebidas alcoólicas seja zero.

Leia mais: Grávida pode comer canela? Entenda os limites de segurança para o consumo

A grávida pode tomar cerveja zero álcool ou não?

Obviamente que a cerveja zero álcool será uma opção muito menos prejudicial para a grávida do que a cerveja comum. Mas isso não significa que ela seja completamente segura. Infelizmente a cerveja é uma bebida muito calórica e pobre em nutrientes. Logo, ela não só não oferece nada de útil para o feto, como também prejudica a saúde da mãe com o ganho de peso, o qual a própria gestação já favorece.

Por fim, vale mencionar também que durante a gestação, a mãe precisa se manter constantemente hidratada, e a cerveja está longe de ser uma alternativa para isso. Com isso, é possível concluir que sim, uma grávida pode tomar cerveja zero álcool, mas não deve exagerar no consumo para evitar quaisquer problemas. O ideal é que ela limite o consumo para cerca de duas latas por dia e apenas em eventos sociais, ou seja, esporadicamente.

Leia mais: Quem está tomando antibiótico pode beber cerveja? Descubra!

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915