Graviola e ipê roxo cura câncer? Veja o porquê e problemas por trás disso

Tanto a graviola quanto o ipê roxo oferecem diversos benefícios para a nossa saúde. Inclusive algumas pessoas acreditam que eles podem até mesmo serem usados para combater o câncer. Mas na prática, é preciso entender melhor esse efeito deles. Sendo assim, venha com o SaúdeLab, entenda se a graviola e ipê roxo cura câncer mesmo, e veja o porquê e problemas por trás disso.

A princípio, mesmo a graviola sendo uma fruta, e o ipê roxo tendo folhas excelentes para o preparo de chá, ambos podem ser encontrados na forma de suplementos. Mas independente da forma que você escolher consumi-los, os dois conseguem sem muito proveitosos para a saúde. Resta saber até onde os benefícios deles se estendem.

A graviola e ipê roxo cura câncer ou não?

Sempre ouvimos falar de frutas e chás milagrosos que prometem combater os cânceres. E de fato existem alguns produtos naturais que são aliados nessa tarefa. Entretanto, o câncer é um problema bastante complicado, e seu combate dificilmente é feito sem os devidos tratamentos e medicamentos. Sob esse ponto de vista, não há nada que possa comprovar que a graviola e ipê roxo cura câncer de fato.

Por outro lado, isso não significa que eles sejam completamente ineficazes nesse aspecto. Os dois apresentam compostos de ação antitumoral e anticancerígena. Com eles, não podemos afirmar que a graviola e ipê roxo cura câncer, mas eles são considerados aliados na prevenção da doença. Ou seja, em suma, eles não servem como um tratamento alternativo para o câncer, e sim como uma forma de reforçar as nossas proteções controla ele.

Nunca substitua tratamentos e orientações médicas por produtos naturais

Incluir a graviola e ipê roxo no dia a dia ajuda a inibir o desenvolvimento de células cancerígenas no corpo. Logo, não há problema nenhum em consumir eles regularmente. Contudo, conforme fora dito, não existem evidências de que a graviola e ipê roxo cura câncer. Sendo assim, quem está sofrendo com algum tipo de câncer nunca deve utilizar eles como substituto para os tratamentos e medicamentos prescritos pelo médico oncologista.

Vantagens de consumir esses produtos

Agora que você entendeu melhor a questão de se a graviola e ipê roxo cura câncer, vale a pena conferir algumas de suas outras propriedades. Consumir a graviola durante a semana, tomar um chá de casca ou folhas de ipê roxa, ou tomar eles na forma de cápsulas traz efeitos bastante interessantes para o organismo.

No caso, eles apresentam vitaminas, compostos antioxidantes, cicatrizantes, anti-inflamatórios, antimicrobianos, imunomoduladores e muitos outros. E é através deles, podemos obter benefícios incríveis, como por exemplo:

  • Controle da pressão arterial
  • Melhoria no funcionamento intestinal
  • Ajuda no processo de emagrecimento
  • Combate de doenças inflamatórias
  • Prevenção contra doenças respiratórias
  • Fortalecimento do sistema imunológico
  • Promoção da saúde e beleza da pele
  • Reforço na proteção do estômago
  • Redução e alívio de dores generalizadas
  • Conservação da saúde dos nossos olhos
  • Combate da ansiedade e estresse do dia a dia

Leia mais:

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915