Hérnia de Hiato: entenda as causas e a melhor forma de tratamento

Entenda os motivos do incômodo causado por esse problema de saúde

Azia, queimação e refluxo são os sintomas mais comuns da hérnia de hiato. Mas, para não entrar em desespero, o site SaúdeLab apresenta a seguir tudo sobre essa doença, desde quais são as causas até se tem como prevenir. Acompanhe!

O que é Hérnia de Hiato e quais os sintomas?

Para entender o que é a hérnia de hiato saiba que existe um músculo que separa nosso tórax da região abdominal. Logo, o esôfago atravessa essa região, o diafragma, o qual tem apenas uma pequena passagem para que possa ter a troca do esôfago para o estômago para que ocorra a passagem dos alimentos.

Então, quando há um deslocamento dessa estrutura para a região de cima, acima do diafragma, se desenvolve a hérnia de hiato. Desta forma, essa hérnia se caracteriza pelo deslocamento do início do estômago para a região torácica.

Alguns dos sintomas que caracterizam a hérnia de hiato são a azia, queimação na região do estômago e refluxo, mas fique tranquilo que é possível ter esses sintomas mesmo sem ter hérnia. Sendo assim, é muito importante consultar um médico anualmente para saber como está a sua saúde. A seguir você vai descobrir que a hérnia de hiato é subdividida em dois tipos, quais são as causas e muito mais.

Tipos de hérnia de hiato

Hérnia de hiato por deslizamento

A hérnia de hiato por deslizamento é a mais comum, pois nesse caso o esôfago e o estômago se projetam em direção à cavidade que dá passagem ao esôfago.

Hérnia de hiato paraesofágica

A hérnia de hiato paraesofágica ocorre quando o esôfago e o estômago continuam no mesmo lugar, porém o estômago se desloca em direção ao diafragma.

Veja também: Hérnia Inguinal: Quais são as causas? Entenda tudo sobre o problema de saúde

Quais são as causas da hérnia de hiato?

Quais são as causas da hérnia de hiato
Quais são as causas da hérnia de hiato – Imagem: Canva Pro

Entre as causas mais comuns da hérnia de hiato é o envelhecimento, pois com o passar do tempo a musculatura do diafragma passa a ficar mais fraca. Sendo muito comum que essa doença se manifeste a partir dos 50 anos.

Além disso, pode acontecer em alguns casos de nascer com uma má formação nessa região, facilitando assim que o estômago se projete para cima. Mas, tosse crônica e obesidade também podem contribuir.

Como é feito o diagnóstico?

Embora um médico geral possa fazer o diagnóstico, o mais recomendado é consultar um especialista, sendo o gastroenterologista. Esse médico vai solicitar uma endoscopia.

Como é feito o tratamento?

Após receber o diagnóstico, o médico vai recomendar medicamentos antiácidos, mas saiba que nos casos assintomáticos, não é necessário o uso de medicamentos, apenas mudar alguns hábitos.

Tem como prevenir?

Sim, para prevenir você terá que cuidar da sua alimentação, fazer atividade física, evitar dormir com o estômago cheio e dormir com a cabeça elevada.

Veja também: Entenda as causas hérnia de disco? Por que dói? Como é feito o tratamento? Tem como prevenir?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação