Homem com fortes dores no ouvido faz descoberta assustadora no hospital

Médico encontra larvas no ouvido de idoso de 64 anos, os parasitas tampava a orelha

Em Portugal, um médico teve que lidar com um caso curioso, pois um homem estava sentindo dores fortes no ouvido, e lá dentro foi encontrado uma infestação de larvas carnívoras. Além disso, estes parasitas tinham tapado a entrada da orelha e perfurado uma parte dos tímpanos. Conheça este caso com SaúdeLab e quais os riscos de algum inseto entrar no seu ouvido. 

Idoso com larvas carnívoras dentro do ouvido

Este caso é bizarro, por isso que chamou tanta atenção do Newsweek, que entrevistou uma das médicas que atendeu o homem. De acordo com ela, a infecção no ouvido do idoso foi causada pelas larvas, conhecidas também como miíase. Este parasita vem de moscas a Cochliomyia hominivorax. 

Deste modo, essas larvas são muito comuns em locais tropicais e subtropicais, eles depositam ovos também em outros organismos. Geralmente, quando elas nascem começam a se alimentar do tecido vivo de seres de sangue quente. 

Nesse sentido, o corpo humano é um terreno onde estas moscas podem depositar ovos em partes do corpo humano. Os alvos mais fáceis são bocas, feridas abertas, couro cabeludo, orifícios como nariz, órgãos genitais e no caso do homem as orelhas. 

O senhor ficou exatamente cinco dias sentindo alguns sintomas, até que foi internado no hospital, e depois de uma semana de tratamento os médicos não encontraram mais a presença das larvas de mosca. 

Leia também: Mulher de 28 morre ao fazer exercícios na academia; entenda o que causa o mal súbito

Riscos de insetos no ouvido

homem com dor no ouvido
Homem com dor no ouvido. Foto: Canva PRO

O que fazer se algum inseto entrar no ouvido? Saiba quais os sinais e o que fazer diante da situação. Em primeiro lugar tente não ficar desesperado. Saiba que corpos estranhos animados com insetos entram em nosso ouvido gera ruídos e desconfortos. Por isso é necessário que o mesmo seja imobilizado e morto com óleo ou éter para evitar mais complicações no local.

Contudo, estes casos ocorrem com mais frequência com crianças de 0 a 6 anos do sexo masculino. Deste modo fique alerta aos sinais no caso dos pequenos. Os sintomas são dores, e diminuição da audição e zumbido. Então procure imediatamente um pronto-socorro visto que estes insetos podem ocasionar uma infecção, contaminação e envenenamento.

Por fim, todo tipo de remoção deve ser feita por um profissional, nestes casos o médico e enfermeiros são os mais indicados. Visto que qualquer manipulação equivocada pode provocar problemas ainda maiores, principalmente nos tímpanos.

Leia também: Pais tentam evitar cirurgia urgente no filho bebê para ele não receber “sangue vacinado”

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação