Jaca faz mal para o fígado? Descubra agora os cuidados indispensáveis no consumo

Por mais saudáveis que as frutas sejam, algumas delas não são inteiramente seguras

À primeira vista, quem não é familiarizado com a jaca pode ter alguns receios com a fruta. Ela tem uma aparência no mínimo peculiar, e suas propriedades não são tão bem fundidas. Portanto vale a pena conhecer ela melhor, e entender como ela impacta a nossa saúde. Venha com o SaúdeLab, saiba se a jaca faz mal para o fígado, e quais  são os benefícios e malefícios dela.

De maneira geral, o fígado é o órgão responsável pela produção da bile, que participa da digestão dos alimentos, e por metabolizar alguns compostos do sangue. Logo, a saúde e funcionamento dele são diretamente influenciados pela nossa alimentação. Por isso que até alguns alimentos considerados saudáveis, como as frutas, podem ser nocivos para o fígado em alguns casos.

Jaca faz mal para o fígado mesmo?

Do ponto de vista nutricional, a jaca é um alimento extremamente rico. Ela é fonte de diferentes vitaminas e minerais, os quais são majoritariamente benéficos para a nossa saúde, e oferecem diferentes efeitos. E felizmente, nenhum deles é considerado nocivo para o organismo, muito menos para a função e células hepáticas. Ou seja, não há como afirmar que a jaca faz mal para o fígado.

Por outro lado, essa mesma lógica não se aplica ao sistema renal. Isso porque a jaca contém grandes quantidades de potássio. Quando os rins estão afetados por algum problema, como insuficiência renal, o potássio não é eliminado apropriadamente. Consequentemente ele acaba se acumulando no organismo, causando a hipercalemia. Sendo assim, não podemos dizer que a jaca faz mal para o fígado, mas consegue agravar condições de saúde renal.

Em grandes quantidades, a jaca é prejudicial para qualquer um

Conforme fora dito, os nutrientes da jaca são, no geral, benéficos para a nossa saúde. Entretanto, se consumimos a fruta excessivamente, eles podem não ser tão seguros. Por exemplo, a jaca apresenta uma quantidade considerável de carboidratos. Logo quando em excesso, a jaca não só ajuda muito no ganho de peso, como também é muito agressiva para a saúde de pessoas diabéticas. Sendo assim, lembre-se de sempre ter moderação ao consumi-la.

Efeitos benéficos da jaca para a saúde

  • É antioxidante: assim como o potássio, os antioxidantes são compostos muito expressivos da jaca. Com eles, nosso organismo é capaz de combater os radicais livres, causadores do envelhecimento precoce e de doenças neurodegenerativas.
  • Aumenta a imunidade: dentre esses antioxidantes, os carotenoides e vitamina C merecem um destaque especial. Ambos são importantes para fortalecer o sistema imunológico e manter as células que compõem ele devidamente protegidas.
  • Protege a nossa visão: por incrível que pareça, esses mesmos carotenoides ajudam a conservar a nossa visão. Isso se dá pela capacidade deles em proteger os olhos contra danos diversos, especialmente os causados por raios solares.
  • Combate a hipertensão: conforme fora dito, é graças ao potássio que a jaca faz mal para o sistema renal doente. Mas em condições normais de saúde, ele é um mineral importante para regular a pressão arterial, sendo então um aliado contra a hipertensão.

Leia mais: 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação