Laranja ajuda na digestão? Descubra suas verdadeiras recomendações

Sem dúvidas, não podemos subestimar o poder que uma boa digestão possui na nossa saúde. Se o sistema digestivo funciona corretamente, o corpo consegue absorver melhor os nutrientes e corre muito menos risco de desenvolver problemas gastrointestinais. Portanto o SaúdeLab vai ensinar se a laranja ajuda na digestão, e como ela pode afetar a saúde do organismo.

De antemão, muitas frutas são consideradas boas para o sistema digestivo, e motivos por trás disso não falta. Afinal, poucos alimentos são tão nutritivos quanto elas. E no caso da laranja em específico, ela é repleta de benefícios muito interessantes, graças a variedade de compostos que ela apresenta. Entretanto, será que a laranja ajuda na digestão mesmo, ou isso é apenas um dizer popular?

É verdade que a laranja ajuda na digestão?

Dentre os órgãos que compõem o nosso sistema digestivo e, portanto, participam da digestão dos alimentos, o intestino é obviamente um dos principais. É com ele que o organismo consegue aproveitar os nutrientes presentes nos alimentos e evacuar tudo o que não foi devidamente aproveitado. E felizmente a laranja ajuda na digestão justamente porque ela beneficia muito o órgão.

O motivo por trás disso é que a laranja é uma grande fonte de fibras, como a pectina. As fibras por sua vez são consideradas um dos compostos mais importantes para a saúde intestinal. Através delas, é possível melhorar significativamente a digestão. Ademais, a pectina em específico consegue formar um gel, quando combinada com água, que potencializa esse efeito sob o intestino e digestão dos alimentos.

Outros importantes benefícios da laranja

  • Auxilia na perda de peso: conforme fora dito, a laranja ajuda na digestão por causa de suas fibras. Contudo, elas exercem outras funções interessantes do organismo. Por exemplo, elas reduzem a absorção de gorduras e ainda aumentam a sensação de saciedade. Logo, elas podem ajudar bastante no emagrecimento.
  • Aumenta a imunidade: é impossível falar da laranja sem mencionar a vitamina C. Assim como outras frutas cítricas, ela é uma das principais fontes dessa vitamina, cuja ação no organismo promove a produção das células que compõem o nosso sistema imunológico.
  • Protege o sistema cardiovascular: além de reduzir a absorção de gorduras com suas fibras, a laranja também é capaz de melhorar o controle da pressão arterial através do potássio, que relaxa os vasos sanguíneos.
  • É antioxidante: novamente sobre a vitamina C, não podemos deixar de mencionar que ela também é um ótimo composto antioxidante. Isso significa que ela consegue combater os radicais livres do organismo, que causam o envelhecimento precoce e doenças neurodegenerativas.

Quais outras frutas são boas para digestão?

Conhecendo melhor as propriedades da fruta, não restam dúvidas de que a laranja ajuda na digestão de fato. Mas ela está longe de ser a única fruta que oferece esse benefício. Na realidade, muitas frutas são fontes de fibras, enzimas digestivas e outros compostos que melhoram a digestão. Sendo assim, confira a seguir alguns outros exemplos de frutas que podem ser aliadas do seu sistema digestivo:

  • Pera
  • Kiwi
  • Ameixa
  • Mamão
  • Abacaxi
  • Maçã
  • Banana

Leia mais: 

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915