Comer laranja é bom para diarreia? Entenda melhor seus efeitos no intestino

A riqueza de nutrientes da laranja permite com que ela nos beneficie de diversas formas

Atualmente, em muitas regiões do Brasil, a diarreia ainda é um problema grave de saúde. Se ela não recebe o devido tratamento, pode causar quadros sérios de desidratação. Felizmente, existem muitos alimentos que ajudam a  combater ela. Sob esse ponto de vista, o SaúdeLab vai ensinar se comer laranja é bom para diarreia e como ela afeta o nosso intestino.

A princípio, basicamente tudo o que consumimos no dia a dia tem o potencial de afetar a saúde do intestino. Afinal, ele é um dos principais órgãos do sistema digestivo. Entretanto, as frutas e vegetais em específicos tendem a oferecer benefícios para ele. O problema é que, em algumas situações, um efeito que é considerado benéfico pode acabar se tornando um prejuízo bem grande.

A laranja é bom para diarreia mesmo?

Para respondermos a essa questionamento, precisamos conhecer um pouco melhor a composição da laranja. Por ser uma fruta cítrica, a grande maioria das pessoas associa ela com a vitamina C, um nutriente antioxidante que combate os radicais livres do organismo. E apesar de realmente ser rica nela, a fruta também é fonte de fibras, um dos compostos mais importantes para a saúde intestinal, e a chave para entendermos se a laranja é bom para diarreia.

De maneira geral, as fibras melhoram o trânsito do intestino, regulando o seu funcionamento e a evacuação das fezes. Mas dependendo do alimento, elas ajudam a prender o intestino que está solto, ou a soltar o intestino que está preso. No caso da laranja, infelizmente as suas fibras soltam o intestino. Logo, não há como dizer que a laranja é bom para diarreia pois pode acabar agravando o problema.

Leia mais: Suco de laranja solta o intestino? Veja quais os benefícios que ele oferece

Isso não significa que a laranja seja ruim para a saúde intestinal

Conforme fora dito, comer laranja não é bom para diarreia justamente porque a fruta ajuda a soltar ainda mais o intestino. Entretanto, ela não deixa ser uma fonte de água e nutrientes, que são indispensáveis para o organismo durante a diarreia. Ou seja, se consumida quando a diarreia começar a ficar sob controle, ela pode ser benéfica sim. Ademais, qualquer alimento que solta o intestino é bem vindo se a pessoa sofre com a constipação intestinal, condição oposta à diarreia em que há dificuldades na evacuação.

Qual a alimentação ideal para a diarreia?

Como a desidratação é um dos principais problemas da diarreia, então é preciso se preocupar primeiro com o consumo de água do que com a alimentação. Mantendo uma boa e constante hidratação diária, será muito mais fácil de combater a diarreia e impedir que ela causa problemas de saúde mais graves.

Por outro lado, existem sim comidas que podem ajudam a tratar a diarreia, seja pela presença de água, fibras específicas ou outros nutrientes. Portanto confira a seguir alguns alimentos que você pode incluir na dieta para melhorar os quadros de diarreia:

  • Arroz
  • Água de coco
  • Banana
  • Purê de maçã
  • Maracujá
  • Carnes magras
  • Pêssego
  • Chá de erva-doce

Leia mais: Laranja com leite faz mal: mito ou verdade?! Descubra como evitar problemas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação