Leite fermentado realmente faz bem à saúde? Veja benefícios e cuidados

Saiba mais sobre os benefícios do leite fermentado, e como consumir com segurança

Sem dúvidas, o leite fermentado é bastante popular entre as pessoas, especialmente para crianças. Além de ser uma bebida bem doce, ela também promete alguns benefícios para a saúde. Mas nem todo mundo sabe que benefícios são esses, ou se nosso organismo consegue acessá-los de fato. Portanto, o SaúdeLab vai ensinar se leite fermentado realmente faz bem à saúde, e quais seriam os benefícios e cuidados ao consumir.

Conforme fora dito, o leite fermentado é especialmente popular entre as crianças, já que é bastante doce. Mas por incrível que pareça, ele também pode ser muito proveitoso para pessoas mais velhas, incluindo idosos. No caso, isso se dá pelo fato dos benefícios que ele oferece. Sendo assim, é importante aprender quais são eles e como fazer para aproveitá-los corretamente.

Principais benefícios do leite fermentado

  • Rico em probióticos: quando se fala em leite fermentado, é impossível não mencionar a sua riqueza em lactobacilos. Estes por sua vez são uma espécie benéfica de bactérias que agem como probióticos no nosso organismo, estando diretamente relacionados com a digestão e intestino.
  • Melhora a saúde intestinal: uma das funções dos lactobacilos é melhorar o funcionamento do intestino como um todo, de forma a melhorar problemas intestinais como a constipação.
  • Favorece o emagrecimento: por melhorar a digestão e o intestino, o leite fermentado também pode ser um aliado na perda de peso. Ademais, a bebida também é pouco calórica.
  • Combate bactérias nocivas: da mesma forma que os lactobacilos favorecem a saúde do intestino, existem também bactérias que prejudicam a mesma. Felizmente, os lactobacilos são eficazes para combatê-las.

Leia mais: Conheça o Kombucha e saiba quais são os seus benefícios para a saúde

Existe alguma contraindicação para a bebida?

A princípio, o leite fermentado é uma bebida bastante benéfica, e não possui nenhum tipo de contraindicação para crianças, gestantes ou idosos. A única exceção são para pessoas intolerantes a lactose. Como esse tipo de leite possui menos lactose, pode ser que pessoas com intolerância leve ainda possam consumir, mas isso varia de caso para caso. Por fim, assim como todo alimento, é necessário ter moderação no consumo. Caso contrário, o leite fermentado não só pode levar ao ganho de peso, como também pode desregular o intestino de diversas formas.

Como consumir a bebida de forma segura?

Agora que você conhece as principais propriedades do leite fermentado, resta apenas aprender a como consumir ele corretamente. Independente da faixa etária, o ideal é que você consumo uma dose diária da bebida. Essa quantidade pode variar de acordo com a necessidade, mas para saber dela com exatidão, o ideal é buscar o aconselhamento de um médico especializado.

Sob esse ponto de vista, o mais importante é evitar o consumo em excesso. Conforme fora dito, ele pode levar a problemas intestinais diversos quando em grandes quantidades. No caso, esses problemas variam desde desconfortos até diarreia ou distensão abdominal.

Leia mais: 10 dicas para se livrar da prisão de ventre rapidamente: faça o teste e comprove

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação