Carne de hambúrguer faz mal para a saúde? Entenda melhor os detalhes

Do ponto de vista nutricional, o hambúrguer pode ser um prato bem problemático

Se for bem preparado, é quase impossível resistir à um hambúrguer, ainda mais se estiver completo. Claro que, apesar de ter muitos acompanhamentos, a principal atração acaba sendo a carne. Mas sempre prestamos atenção no sabor dela, e não na forma que ela afeta nosso organismo. Sob esse ponto de vista, venha com o SaúdeLab, saiba se a carne de hambúrguer faz mal para a saúde e entenda melhor os detalhes.

As carnes no geral são alimentos muito básicos na alimentação das pessoas, ou pelo menos na grande  maioria delas. Uma das vantagens delas na nossa nutrição são as suas proteínas, que são indispensáveis para o funcionamento dos músculos e organismo como um todo. Entretanto, dependendo do tipo de carne, podem haver alguns problemas do ponto de vista nutricional.

Carne de hambúrguer faz mal?

Para responder a essa questão, precisamos entender como as carnes se diferem umas das outras na sua composição. No caso, as carnes brancas costumam ser mais saudáveis que as vermelhas. Um dos motivos por trás disso é que elas são nutritivas, e não possuem tantas gorduras, algo que infelizmente é comum nas carnes vermelhas.

A grande maioria dos hambúrgueres são feitos com carnes vermelhas, especialmente bovinas, que costuma ter menos gorduras que as suínas. Sob esse ponto de vista, é possível afirmar que a carne de hambúrguer faz mal, já que as carnes bovinas podem ser fontes consideráveis de gorduras.

O problema é que essa questão também depende do corte da carne. Um patinho bovino, por exemplo, que é um corte muito usado para hambúrgueres, não contém tanta gordura. Logo, se você usar cortes como esse, e moderar nos temperos, não há como afirmar que a carne de hambúrguer faz mal. Porém, se você quer uma garantia maior disso, um hambúrguer de frango acaba sendo uma ótima alternativa, visto que ele é uma carne branca.

Leia mais: Carne de hambúrguer é remoso? Entenda se é possível consumir sem problemas

Hambúrgueres veganos e vegetarianos também são opções muito saudáveis

Tendo em mente que a carne de hambúrguer faz mal em alguns casos por causa das gorduras, a melhor forma de prevenir esse problema são os hambúrgueres vegetarianos e veganos. Beterraba, quinoa, lentilhas e cogumelos são algumas das muitas opções de ingredientes que podem ser usados para fazer hambúrgueres. E além de não conterem uma quantidade significa de gorduras, eles também são extremamente nutritivos, mais do que as carnes.

O modo de preparo também faz toda a diferença

Por fim, é importante salientar que pouco importa saber qual carne de hambúrguer faz mal se o modo de preparo favorecer os malefícios. Um hambúrguer tradicional costuma ser servido no pão com alguns condimentos. O pão por si só já é um prejudicial por causa dos carboidratos, mas dependendo do tipo, pode ser relevado. O problema mesmo está nos condimentos.

Muitos hambúrgueres são servidos com alface, tomate e cebola, ingredientes que são bem saudáveis e ideais para um lanche mais leve. Contudo, além de algumas pessoas optarem por retirar esses ingredientes, os lanches na maioria das vezes são acompanhados de bacon, ovos fritos, ketchup, queijos e similares. Todos eles são fontes de gorduras, sal e conservantes, compostos que podem ser muito danosos para a nossa saúde.

Leia mais: Presunto de peru é remoso? Entenda a opção é saudável ou não

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação