Lula precisou passar por cirurgia ontem após identificação de leucoplasia

O procedimento ocorreu no Hospital Sírio Libanês

Ontem, 20 de novembro de 2022, o Presidente Eleito Luiz Inácio Lula da Silva foi internado no Hospital Sírio Libanês para realização de um procedimento cirúrgico para remoção de uma lesão chama Leucoplasia, que estava em uma de suas cordas vocais. O procedimento foi bem sucedido e Lula já está em casa. Saiba mais, aqui no SaúdeLAB.

Leucoplasia

Leucoplasia é um tipo de lesão que surge na cavidade oral devido ao espessamento da camada de queratina. Ela pode ocorrer pelo uso de cigarro, lesões repetitivas ou até por bebidas alcoólicas. No entanto, no caso do presidente eleito Lula, a lesão se deu próximo às cordas vocais, o que indica o problema se deu pela extensa campanha presidencial.

Durante toda campanha para presidência Lula demostrou forte rouquidão, que, segundo sua assessoria, estavam sob controle e ocorria em função da intensificação da campanha, onde sua voz era muito exigida.

Além disso, o problema de saúde se mostra mais comum após os 40 anos sendo mais evidente após os 60 anos.

Complicações da Doença

A leucoplasia é uma doença potencialmente maligna e pode evoluir ao câncer em até 20% dos casos, desta forma, assim que identificada deve ser tratada imediatamente. Portanto, assim que retornou de viagem que já estava programada, Lula procurou imediatamente o serviço médico para realizar o procedimento.

Em 2011, Lula descobriu um câncer de laringe onde foi submetido a um tratamento envolvendo quimioterapia e radioterapia. Em 2012 foi considerado curado da doença. Mesmo assim, ele é considerado grupo de risco para o desenvolvimento de novas lesões cancerosas.

Desde então, Lula diz que pratica atividades físicas diariamente e manter os exames de controle em dia. Estima-se que, ao final do mandato Lula terá 81 anos.

Confira o boletim médico

O Presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva deu entrada ontem, no Hospital Sírio-Libanês, para a realização de uma laringoscopia para retirada de leucoplasia da prega vocal esquerda. O procedimento mostrou ausência de neoplasia.

Ele teve alta hoje, às 7h45, e foi acompanhado pelas equipes médicas coordenadas pelo Prof. Dr. Roberto Kalil Filho, Dr. Artur Katz, Dr. Rubens Brito, Dr. Rui Imamura e Dr. Luiz Paulo Kowalski

Leia mais: Presidente eleito Lula passa por exames de rotina e problemas são encontrados; entenda

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação