Lúpus dá direito à aposentadoria do INSS? Entenda as condições assistidas

O diagnóstico de lúpus dá direito à aposentadoria por invalidez do INSS? Essa é uma doença inflamatória autoimune que atinge cerca de 65 mil brasileiros, especialmente mulheres. Ela afeta diferentes estruturas do organismo e pode causar dores e restrições. Veja, no SaúdeLab, os benefícios que quem sofre com essa condição pode obter.

O lúpus dá direito à aposentadoria por invalidez?

Pode dar, embora a resposta varie. A aposentadoria por invalidez é um benefício que exige a comprovação da incapacidade total e permanente, do cidadão, para prestar serviços e garantir seu próprio sustento.

Ou seja, para se aposentar nestas condições, é necessário que o paciente que sofre com lúpus comprove que a doença não lhe permite trabalhar. Igualmente, que não seja reversível por meio de tratamento.

Desse modo, caso se comprovem essas condições (incapacidade total e incurável), quem tem lúpus pode ter direito à aposentadoria por invalidez. Essa comprovação deve ocorrer em perícia médica, de modo que os resultados variam de acordo com cada caso.

Leia mais: Entendendo o lúpus: conheça os tipos, sintomas e como ele afeta a saúde

Quem tem lúpus precisa cumprir com a carência do INSS para obter aposentadoria?

Sim, precisa. Neste caso, a carência (tempo de contribuição antes da solicitação e acesso a um benefício previdenciário) é de 12 meses. Portanto, somente é possível solicitar a aposentadoria após 1 ano de contribuições.

Apesar disso, é importante ressaltar que existe, hoje, um projeto de lei que busca acabar com a necessidade de cumprimento da carência para pacientes com lúpus e com epilepsia. Trata-se do PL 2472/2022.

Saiba mais: Quem tem epilepsia pode se aposentar? Entenda os critérios

Quem tem lúpus pode pedir o auxílio-doença?

Assim como acontece em relação ao acesso à aposentadoria, o direito ao auxílio-doença também varia de caso em caso. Este benefício, diferentemente da aposentadoria por invalidez, volta-se às condições incapacitantes ao trabalho, temporárias e/ou reversíveis.

Neste caso, o trabalhador precisa ser afastado do trabalho por pelo menos 16 dias por incapacidade temporária. Então, ele é encaminhado ao INSS para o recebimento do auxílio-doença.

Mais uma vez, aliás, será necessário passar por uma perícia médica para determinar a existência da incapacidade. Desse modo, caso o perito constate que sim, ela existe, o lúpus dará direito ao auxílio-doença.

Veja também: Como conseguir laudo médico pelo SUS? Informe-se e garanta seus direitos

 

Compartilhe seu amor
Ana Cristina Follmann
Ana Cristina Follmann

Assim como Caetano Veloso, sou uma otimista por determinação. Formada em Direito pela UFPR, produtora de conteúdo desde 2018.

Artigos: 75