Maca peruana acelera o coração? Conheça os efeitos colaterais que ninguém comenta

Maca peruana acelera o coração? – A princípio, existem algumas polêmicas quanto aos efeitos da maca peruana na saúde. Ela é capaz de oferecer diversos benefícios, porém acredita-se que ela também tenha risco.

Inclusive alguns dizem até que ela pode prejudicar a saúde do coração. Sob esse ponto de vista, o SaúdeLab vai ensinar se a maca peruana acelera o coração, e quais os seus efeitos colaterais.

A popularidade que a maca peruana conquistou com o tempo tem diversas motivações. Isso porque a planta possui uma composição nutricional bem rica, e que pode ser aproveitada para múltiplas finalidades.

O problema é que, assim como outras plantas e suplementos do tipo, nem sempre os compostos que oferecem esses efeitos são inteiramente seguros para o organismo.

É verdade que a maca peruana acelera o coração?

De antemão, talvez o motivo pelo qual algumas pessoas acreditam que a maca peruana acelera o coração seja o fato de que ela é comumente usado como um estimulante do libido e saúde sexual.

E de fato muitos produtos desse tipo conseguem afetar a saúde cardiovascular. Mas felizmente, não só a maca peruana não prejudica o coração, como na realidade promove a saúde dele.

No caso, a maca peruana possui ômega 3 em sua composição nutricional. Quem conhece esse nutriente sabe das maravilhas que ele pode fazer pela saúde cardiovascular. Ele não só ajuda a regular a pressão arterial, como também mantém os níveis de colesterol sob controle.

Ou seja, não podemos afirmar que a maca peruana acelera o coração pois os efeitos dela no órgão são considerados benéficos.

A maca peruana tem alguns pequenos problemas

De fato, não podemos dizer que a maca peruana acelera o coração. Mas isso não significa que ela seja inteiramente segura. No caso, um dos grandes problemas dela é para a saúde de mulheres, especialmente as gestantes ou que passaram por condições de saúde como o mioma uterino e a endometriose.

Para elas, a maca peruana acaba sendo uma contraindicação, visto que ela pode interagir negativamente no organismo.

Sob o mesmo ponto de vista, pessoas que sofrem de alguma doença na tireoide também devem ficar atentas com o produto. Isso porque a maca peruana consegue interferir na produção dos hormônios da tireoide.

E por fim, também precisamos salientar que o consumo excessivo da maca peruana, especialmente a longo prazo, pode levar a efeitos colaterais, como reações alérgicas.

E quais são os pontos positivos da maca peruana?

Agora que você entendeu melhor a questão de se a maca peruana acelera o coração, e conheceu as principais ressalvas dela, resta apenas conhecer os benefícios que ela tem a nos oferecer. Se você consumir ela regularmente e com moderação, é possível obter efeitos que vão muito além da saúde sexual, como por exemplo

  • Prevenção contra a osteoporose
  • Combate contra os sintomas da menopausa
  • Melhor controle da diabetes
  • Inibição do envelhecimento precoce
  • Redução da fadiga e do cansaço
  • Melhoria no processo de perda de peso
  • Promoção da memória, raciocínio e concentração

Leia mais: 

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915