Chá de anis estrelado aumenta a pressão? Entenda melhor seus efeitos na saúde

Fique por dentro dos impactos positivos e negativos do chá de anis estrelado na saúde

Chá de anis estrelado aumenta a pressão? – A princípio, um dos principais fatores que interferem na pressão arterial é a nossa alimentação. Dependendo do que consumimos no dia a dia, podemos elevar ela ao ponto de causar a hipertensão.

Isso inclui o consumo até mesmo de alguns tipos de chá. Sob esse ponto de vista o SaúdeLab vai ensinar se o chá de anis estrelado aumenta a pressão, e quais chás são bons para ela.

Por serem majoritariamente benéficos, os chás costumam ser excelentes inclusões na rotina. Através deles podemos promover a saúde do nosso organismo de diferentes formas.

O problema é que muitas pessoas, especialmente as que não estão acostumadas a tomar chás, esquecem que eles podem ter efeitos colaterais. E para alguns chás esses efeitos colaterais estão relacionados a nossa pressão arterial.

Chá de anis estrelado aumenta a pressão?

De antemão, o anis estrelado é um ingrediente amplamente empregado na cozinha pelo seu sabor e aroma. Já na medicina alternativa, ele é um produto muito nobre graças as suas propriedades antioxidantes, antimicrobianas e anti-inflamatórias.

E a partir dessas propriedades, felizmente não é possível afirmar que o chá de anis estrelado aumenta a pressão arterial de fato.

Por outro lado, vale salientar que isso não significa que ele ajude a diminuir ela. Dependendo do caso, o chá de anis estrelado até pode ajudar a manter a pressão arterial sob controle. Mas reduzi-la efetivamente é uma capacidade que pertence a outros tipos de chás de planas medicinais.

Sendo assim, não podemos dizer que o chá de anis estrelado aumenta a pressão, e nem que ele é um grande aliado dela.

Quais chás realmente conseguem elevar a pressão arterial?

Como não há nada comprovando que o chá de anis estrelado aumenta a pressão, precisamos ficar atento com os chás que de fato exercem esse efeito. Geralmente esse é o caso de chás que são fontes de cafeína e outros compostos considerados hipertensores.

E os principais exemplos desses chás são o chá preto, chá de ginseng, chá de alcaçuz e chá verde. Todos eles devem ser consumidos com cuidados por quem sofre de hipertensão.

E quais chás são bons para reduzir a pressão?

A longo prazo, a hipertensão arterial é extremamente danosa para a saúde do organismo, especialmente para a saúde e funcionamento do sistema cardiovascular. Portanto saber como manter a pressão arterial sob controle é um cuidado que todos nós precisamos ter no dia a dia.

Felizmente, da mesma forma que existem chás que elevam a pressão, há também aqueles que às diminuem.

De maneira geral, os chás que exercem esse efeito geralmente possuem tal capacidade graças as suas propriedades relaxantes, anti-inflamatórias, vasodilatadoras, antioxidantes e anticoagulantes.

Claro que eles não precisam necessariamente ter todas essas ações ao mesmo tempo, mas a presença delas costuma ser bastante positiva. Dito isso, confira a seguir alguns excelentes chás que ajudam a diminuir a pressão arterial:

  • Oliveira
  • Capim-limão
  • Cavalinha
  • Gengibre
  • Cúrcuma
  • Hibisco
  • Camomila

Leia mais:

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação