Maca peruana aumenta a pressão? Veja os seus principais efeitos na hipertensão

Apesar de ser benéfica no geral, existem alguns receios quanto ao uso da maca peruana

Algumas pessoas acham que a maca peruana aumenta a pressão. Mas, será verdade? Com o passar do tempo, a maca peruana foi conquistando uma grande popularidade. E o principal motivo por trás disso é a grande variedade de propriedades que ela oferece.

Contudo, algumas pessoas ainda ficam receosas com medo de que elas possam ser prejudiciais. Sob esse ponto de vista, venha com o SaúdeLab, saiba se tomar maca peruana aumenta a pressão e veja os seus principais efeitos.

Quem sofre de hipertensão sabe da importância que a nossa alimentação possui no controle da pressão arterial dos vasos. O problema é que nem todo mundo entende que isso também inclui o uso de ervas e plantas medicinais. Por mais benéficas que elas possam ser, é preciso ter cuidado com o consumo de algumas delas.

E esse cuidado precisa ser aplicado também para a maca peruana.

Maca peruana aumenta a pressão mesmo?

De maneira geral, a pressão arterial é um mecanismo natural do organismo que impulsiona o sangue pela corrente sanguínea. Sem ela, o sangue não consegue atingir toda as partes do corpo que ele necessita chegar para mantê-las devidamente oxigenadas e nutridas.

Porém, se elevada demais, ela passa a danificar os vasos, levando à complicações cardiovasculares e afetando a saúde do corpo como um todo.

Mas então, a maca peruana aumenta a pressão ou não? Para respondermos isso, precisamos focar nos compostos dela, especificamente no ômega-3. Ele é um ácido graxo associado com o controle dos níveis de colesterol e da gordura do nosso corpo.

E um dos efeitos dela é justamente a dilatação dos vasos sanguíneos. Isso permite com que a pressão arterial seja reduzida, e não elevada. Ou seja, dizer que a maca peruana aumenta a pressão é uma mentira.

Quais são os efeitos da maca peruana na saúde?

  • Melhora a atividade cerebral: a maca peruana é fonte de inúmeros compostos antioxidantes que protegem os nossos neurônios. Com isso, ela acaba estimulando e promovendo as atividades do nosso cérebro, garantindo uma melhor capacidade de raciocínio e concentração no geral.
  • Promove o bem-estar: por incrível que pareça, a maca peruana também está associada à melhorias do humor. Isso porque ela possui flavonoides que ajudam a reduzir o estresse e combater a ansiedade.
  • Age como afrodisíaco: esse talvez seja um dos motivos pelos quais as pessoas tem a impressão de que a maca peruana aumenta a pressão. Contudo, na prática, a ação afrodisíaca dela é sem dúvidas o benefícios mais famoso e cobiçado da planta. Através do seu uso, é possível melhorar muito a saúde e desempenho sexual, de forma a aumentar o libido e até mesmo combater a disfunção erétil.

Existem plantas que realmente podem aumentar a pressão arterial

Por fim, apesar ser um mito que a maca peruana aumenta a pressão, algumas plantas medicinais como ela de fato são capazes de exercer esse efeito. Felizmente não são muitas, mas ainda assim é importante ficar atento.

O pau-de-Cabinda, gilbardeira e ginseng são os principais exemplos delas. Portanto, se você sofre de hipertensão, procure evitar o consumo de chás e infusões com essas plantas.

Leia mais:

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação