Mamão com laranja solta o intestino? Descubra se a combinação funciona mesmo

A princípio, o consumo da laranja e do mamão no dia a dia oferece incontáveis efeitos benéficos para a nossa saúde. Contudo, quando combinamos essas duas frutas, podemos não só aproveitar um maior número de propriedades, como também potencializar as mesmas. Sob esse ponto de vista, o SaúdeLab vai ensinar se o mamão com laranja solta o intestino, e quais os benefícios dessa mistura.

Quem gosta de saladas de frutas provavelmente já chegou a combinar o mamão com laranja e outras frutas. Se esse é seu caso, então você sabe o quão saborosas elas podem ser juntas, mesmo a laranja sendo uma fruta cítrica e o mamão uma fruta bem doce. E o melhor é que as diferenças nutricionais delas também combinam muito bem, e por isso misturar as duas acaba sendo tão benéfico.

O mamão com laranja solta o intestino?

De antemão, o mamão por si só já é uma fruta muito conhecida pelos seus benefícios para a saúde intestinal. Isso porque ele é uma grande fonte de fibras, que são basicamente os nutrientes mais importantes para a manutenção de um bom trânsito intestinal. Ademais, o mamão também apresente papaína em sua composição, um composto que estimula os movimentos e atividades do intestino.

Já a laranja por sua vez também apresenta uma boa quantidade de fibras, reforçando ainda mais os benefícios do mamão sob o intestino. Ou seja, combinar o mamão com laranja solta o intestino pois o trânsito dele é melhorado. Consequentemente, ele tem menos dificuldades na evacuação das fezes. Portanto se você tem estado com o intestino preso, tente incluir o suco ou salada de mamão com laranja nas suas refeições.

Outros benefícios da laranja para a saúde

Agora que você sabe que o mamão com laranja solta o intestino, resta apenas conhecer alguns outros efeitos que essas frutas exercem no organismo, começando pela laranja:

  • Aumenta a imunidade: existem duas vitaminas muito expressivas na laranja, que são a vitamina C e A. Em conjunto, elas promovem a produção das células de defesa que integram o sistema imunológico.
  • Promove a saúde óssea: por incrível que pareça, a laranja é rica em minerais. Dentre eles, podemos encontrar o magnésio, cálcio e fósforo. Todos eles são importantes para manter a estrutura e saúde dos ossos.
  • Previne problemas cardiovasculares: as mesmas fibras da laranja que ajudam a melhorar a saúde intestinal também promovem redução dos níveis de colesterol do organismo, que é nocivo para o sistema cardiovascular quando elevado. Isso ocorre graças a capacidade delas em diminuir a absorção de gorduras.

E o mamão? Quais os seus outros efeitos?

  • É antioxidante: podemos encontrar uma grande variedade de compostos antioxidantes no mamão. Eles são responsáveis por combater os radicais livres do organismo, que por sua vez são causadores do envelhecimento precoce e de doenças neurodegenerativas.
  • Regula a pressão arterial: uma das principais vitaminas do mamão é a vitamina C, presente também em frutas cítricas. Quando no nosso organismo, ela promove o aumento do óxido nítrico, composto que ajuda a relaxar os vasos sanguíneos e reduzir a pressão arterial.
  • Conserva a visão: por fim, o mamão é fonte de compostos carotenoides, especificamente a zeaxantina e a luteína. Ambos são muito conhecidos pelo efeito protetor que eles exercem nos olhos, muito importante para prevenir problemas de visão.

Leia mais: 

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915