Aprenda como afastar o mosquito da dengue do seu quintal de maneira eficiente

A fauna do Brasil está entre as mais extensas e admiradas mundialmente. Por outro lado, infelizmente certos animais do nosso país acabam representando uma grande ameaça a saúde da população, como é o caso do mosquito da dengue. Sendo assim, venha com o SaúdeLab aprender a afastar o mosquito da dengue do seu quintal e mantê-lo longe de sua residência.

O mosquito da dengue, de nome científico Aedes aegypti, é responsável pela transmissão de diversas doenças, através de sua picada. Dentre elas estão a febre amarela, dengue, chikungunya e zika, sendo todas bastante graves. Para piorar a situação, a incidência desse inseto é bem grande nos meios urbanos. Contudo, existem formas bem eficientes de combater a presença dele e evitar que ele siga disseminando essas doenças.

O mosquito da dengue e a água

Antes de mais nada, para que o mosquito da dengue possa se reproduzir, ele necessita depositar seus ovos em uma superfície estável. Na maioria das vezes, essa superfície se trata de um vasilhames com água parada, ou até mesmo na parede desses recipientes. Logo, para mantermos os mosquitos da dengue afastados do quintal e de casa, precisamos controlar o acúmulo de água parada impedindo sua reprodução.

Sob esse ponto de vista, um vaso de planta do quintal, por exemplo, pode acumular água com facilidade, seja por regas ou por chuvas. Logo, eles sempre precisam ser forrados com areia. Ademais, embalagens de plástico ou vidro devem ser devidamente descartadas em lixeiras com tampa.

Ainda assim, caso você tenha garrafas guardadas no quintal, certifique-se de que elas estejam com o gargalo voltado para baixo.

Maneira eficiente de afastar o mosquito da dengue do seu quintal
O mosquito da dengue representa um grande perigo a saúde, e por isso precisamos sempre evitar ele. Foto: Pixabay

Formas de afastar o mosquito de casa

Ainda em relação com a manutenção da água de casa, se você possuir uma piscina no quintal, mantenha ela sempre com os devidos tratamentos. Se ela não receber os cuidados necessários, ela se torna um enorme criadouro para o mosquito. O mesmo vale para os potes de água para pets, que precisam ter a água trocada e o pote lavado regularmente, para impedir que os ovos sejam depositados e fixados.

Uma outra opção para manter o mosquito da dengue longe do quintal, é utilizar produtos químicos, como inseticidas. Alguns aparelhos são capazes de lançar o produto no ambiente durante todo o dia. Contudo, lembre-se que esse tipo de produto pode ser tóxico para o ser humano também. Portanto, evite usar dentro de casa, especialmente no quarto de crianças pequenas.

Receitas caseiras e alternativas eficientes

Sem dúvidas, a forma mais eficiente de se afastar o mosquito da dengue, é evitando o acúmulo de água no ambiente. Por outro lado, existem formas alternativas de combater esse inseto. Uma delas é utilizando produtos a base de citronela, como as famosas velas de citronela. Porém, por mais que esse tipo de produto funcione para espantar o inseto, é importante salientar que o alcance dele é pequeno, servindo mais como um complemento.

Por fim, vale lembrar que os produtos repelentes também são excelentes formas de manter os mosquitos longe de casa. No caso, eles podem ser adquiridos em lojas especializadas, mas também é possível confeccionar um caseiro. Para isso, basta misturar álcool com cravo da índia e deixar reservado por 2 ou 3 dias. Depois de pronto basta colocar a mistura em um borrifador e aplicar nas partes mais expostas do corpo, como as pernas e braços.

Gostou de saber essas dicas e ficar protegido de doenças como a dengue? Continua por aqui e fique bem informado.

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915