Book Appointment Now
Manga faz mal para inflamação? A verdade chocante que você precisa saber
Pouquíssimas frutas são tão saborosas e suculentas quanto à manga. Ela também consegue ser muito acessível, e extremamente rica em propriedades e nutrientes. Contudo, algumas pessoas dizem que ela é capaz de exercer efeitos inflamatórios para o nosso organismo, e portanto seria prejudicial. Para resolver essa situação, o SaúdeLab vai ensinar se a manga faz mal para inflamação.
De antemão, as frutas no geral são conhecidas por serem muito benéficas para a nossa saúde, graças a variedade e riqueza em nutrientes delas. Não é a toa que elas são tão presentes em dietas saudáveis. O problema é que as vezes até os alimentos mais saudáveis podem ser prejudiciais para o organismo se ele estiver sofrendo com um determinada condição de saúde, como uma inflamação.
O problema das inflamações no organismo
Por incrível que pareça, as inflamações por si só não representam algo ruim. Na realidade, elas são processos completamente naturais do corpo, sendo empregadas como uma reação à ferimentos, ou como um dos mecanismos de ação do sistema imunológico à algum problema. Entretanto, a partir do momento que as inflamações são desequilibradas, como a partir da alimentação, elas se tornam um problema.
Sob esse ponto de vista, não dá para deixar de falar sobre as doenças inflamatórias. A gastrite, artrite, diverticulite, pancreatite, apendicite, hepatite e incontáveis outras doenças são todas causadas por reações inflamatórias descontroladas do nosso organismo. Por isso é tão importante conhecer bem os alimentos que possam ter ação inflamatória ou anti-inflamatória.
Leia mais: Manga é remosa? Conheça seus principais benefícios e malefícios
E a manga faz mal para inflamação mesmo?
A princípio, um dos compostos que contribuem para que um alimento seja inflamatório é a presença de açúcar. Como a manga é uma fruta muito doce, é normal pensar que ela é rica em açúcares, e que consequentemente a manga faz mal para inflamação. Mas felizmente esse não é o caso, até mesmo porque ela apresenta um composto chamado mangiferina, que faz toda a diferença nessa questão.
De maneira geral, a mangiferina é uma substância de ação anti-inflamatória no organismo. Ou seja, graças a ela, a manga pode ajudar a combater problemas inflamatórios. Ademais, a fruta ainda apresenta outros compostos de mesma função, como a benzofenona e o ácido gálico. Portanto definitivamente não há como dizer que a manga faz mal para inflamação, visto que o efeito dela é justamente o contrário.
Outros benefícios importantes da manga
- Aumenta a imunidade: por ser uma fruta anti-inflamatória, a manga naturalmente tem a capacidade de melhorar a nossa imunidade. Porém ela também apresenta inúmeras vitaminas que favorecem a produção de células de defesa do sistema imunológico, reforçando esse benefício.
- Contém antioxidantes: além dos anti-inflamatórios, a manga ainda apresente antioxidantes. Eles são muito importantes para combater os radicais livres do corpo, que são causadores do envelhecimento precoce e de doenças neurodegenerativas.
- Favorece o funcionamento intestinal: a presença de fibras na manga permite que ela possa ser empregada para regular o trânsito intestinal, algo muito vantajoso para quem sofre de constipação.
- Mantém o sistema cardiovascular protegido: essas mesmas fibras também são muito úteis para reduzir os níveis de triglicerídeos e de colesterol, que são dois componentes prejudiciais para o sistema cardiovascular.
Leia mais: Comer manga a noite faz mal, ou é apenas um mito? Saiba tudo agora mesmo!