Mastruz serve para inflamação? Descubra seus poderosos efeitos e use do jeito certo

A princípio, o mastruz é uma erva medicinal cuja composição é bastante diversa. Consequentemente ele pode ser empregado para diferentes finalidades. Uma delas é para o combate de processos inflamatórios, porém é bom ter certeza sobre esse tipo de efeito antes de experimentá-lo. Sendo assim, o SaúdeLab vai ensinar se o mastruz serve para inflamação e quais as principais utilidades dele.

Todo tipo de planta, erva ou produto medicinal deve ser manuseado e empregado com muito cuidado, e com o mastruz não é diferente. Conforme fora dito, ele tem uma composição diversa e exerce múltiplas funções. Logo, se não soubermos como ele afeta nosso organismo no geral, os efeitos que deveriam ser benéficos podem representar riscos para a saúde.

Mastruz serve para inflamação mesmo?

Diferente do que muitos costumam pensar, os processos inflamatórios são naturais. É através deles que o corpo consegue manter certas atividades e combater problemas de saúde. Entretanto, quando esses processos são desequilibrados de alguma forma, eles passam a causar inflamações que de fato são prejudiciais. Nesses casos, podemos desenvolver doenças inflamatórias, como a artrite, hepatite e gastrite.

Felizmente, o mastruz serve para inflamação de fato. Ele apresenta propriedades anti-inflamatórias bem potentes, capazes de reduzir consideravelmente as inflamações do corpo. Ademais, vale observar que o mastruz serve para inflamação generalizada, mas é especialmente eficaz contra inflamações articulares. Nesses casos, a sua ação anti-inflamatória acaba sendo vantajosa para reduzir as dores que costumam se apresentar nas articulações.

Outros efeitos do mastruz na nossa saúde

  • Combate microrganismos: por incrível que pareça, o mastruz é considerado um antimicrobiano. Isso significa que ele combater bactérias, vírus, fungos e outros microrganismos causadores de doenças.
  • Elimina parasitas: sob o mesmo ponto de vista, também vale a pena falar sobre a defesa contra parasitas promovida pela mastruz. De maneira geral, parasitas intestinais, como a solitária e as lombrigas, tem menos chances de se desenvolver quando consumimos ascaridol, composto presente no mastruz.
  • Controla a pressão arterial: através da estimulação de receptores do coração, o mastruz pode ser usado para diminuir os batimentos e relaxar os músculos cardíacos, promovendo a queda da pressão arterial.
  • Aumenta a imunidade: por fim, o consumo do mastruz também favorece a produção das células que compõem o sistema imunológico, especialmente os linfócitos e macrófagos. Em junção com seus outros efeitos, fica claro que o mastruz é um verdadeiro aliado das defesas do nosso organismo.

Como fazer para consumir e usar o mastruz no dia a dia?

Agora que você sabe que o mastruz serve para inflamação, e ainda mantém nosso corpo bem protegido, resta apenas aprender a como aproveitar todas essas propriedades. No caso, a principal forma de se fazer isso é através do consumo do chá de mastruz, que pode ser preparado com apenas uma xícara de água fervente e uma colher de sopa de folhas de mastruz. Porém, caso você não goste muito de chá, é possível usar óleos essenciais ou extratos de mastruz. Se essa for sua preferência, certifique-se de consultar um especialista antes da aplicação.

Leia mais: 

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915