Chá para inflamação: veja 7 opções da bebida com ação anti-inflamatória

Dependendo do caso, é possível substituir o consumo de anti-inflamatórios por chás

Atualmente existem inúmeros tipos de medicamentos anti-inflamatórios. Essa propriedade é muito importante no tratamento de incontáveis sintomas e condições de saúde. Entretanto, nem todo mundo sabe que é possível aproveitar essa propriedade de outras formas, como através de chás, por exemplo. Sendo assim, o SaúdeLab vai apresentar 7 opções de chá para inflamação. 

A princípio, incluir o consumo de chás na rotina é uma excelente forma de beneficiar a saúde. Eles são bebidas com propriedades muito interessantes para o nosso organismo. No caso dos chás para inflamação, eles podem ser grandes aliados no tratamento de determinados problemas de saúde, e alívio de muitos sintomas. Mas atenção, jamais substitua o tratamento indicado pelo seu médico pelos chás. Aliás, os chás são apenas para complementar o tratamento.

Importância do efeito anti-inflamatório

Primeiramente, antes de falar sobre os chás para inflamação, é interessante entender como as propriedades anti-inflamatórias deles podem ser aproveitadas. De maneira geral, remédios anti-inflamatórios são empregados reduzir sintomas de inflamação, que na maioria das vezes se consistem em dor, calor e vermelhidão. A partir deles, é possível tratar condições como artrite, gota, artrose, cólicas menstruais, bursites e similares.

Por outro lado, o consumo excessivo e frequente desse tipo de medicamento pode causar uma grave intoxicação das células, especialmente as dos rins e fígado. Ademais, há também um grande risco em desenvolver úlceras e gastrite. Logo, por serem mais saudáveis, os chás para inflamação podem ser uma ótima alternativa para não depender apenas do consumo desses medicamentos.

Leia mais: 7 alimentos anti-inflamatórios que você precisa ter no cardápio

Principais tipos de chá para inflamação

Chá verde

Além de ter ação antioxidante, o chá verde possui EGCG, um composto que é amplamente estudado pelo seus efeitos anti-inflamatórios e antitumorais.

Cravo

Assim como o chá verde, o chá de cravo também tem potencial antioxidante e anti-inflamatório, que podem ser ainda mais proveitosos se ele estiver acompanhado de canela.

Gengibre

O gingerol, bem como inúmeros outros compostos do chá de gengibre, tem uma forte ação anti-inflamatória. Porém esse chá ainda oferece um efeito analgésico, efeitivo para combater dores diversas.

Erva-doce

Compostos flavonoides e a quercetina, presentes no chá de erva doce, possuem um forte efeito anti-inflamatório, sendo comumente empregada para cólicas menstruais.

Rosa-mosqueta

Por incrível que pareça, o chá de rosa-mosqueta consegue agir como anti-inflamatório, e combater cânceres e até mesmo diabetes.

Camomila

Muito conhecido por suas propriedades calmantes, o chá de camomila também é um anti-inflamatório bem potente, e pode combater até dores mais fortes.

Raiz de cúrcuma

Muitos dos compostos presentes na cúrcuma são anti-inflamatórios. Porém, se você quiser potencializar a absorção deles, em especial da curcumina, procure consumir o chá com um pouco de pimenta-do-reino.

Não use chá para inflamação para substituir os medicamentos

Conforme fora dito, o chá para inflamaçõe de fato podem ser alternativas para os medicamentos anti-inflamatórios. Entretanto, eles nunca devem substituir o uso desses medicamentos. Se seu médico recomendou o uso de algum medicamento do tipo, então você deve seguir a risca as orientações dele. Os chás para inflamação são apenas uma forma de complementar o tratamento.

Leia mais: Chá para ansiedade: confira 7 opções que podem te ajudar nas crises

Se você é amante da vida saudável ou deseja melhorar os seus hábitos alimentares, certamente já deve ter ouvido falar sobre o matchá. Afinal de contas, ele é um dos grandes queridinhos de quem busca mais saúde. No entanto, os benefícios dessa bebida são tantos que muitos deles acabam passando despercebidos.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação