Melancia com cerveja faz mal? Saiba quais os problemas da combinação

De antemão, por ser bem doce, a melancia é uma das frutas mais usadas para fazer drinks. Há quem goste de consumir ela até mesmo com cerveja, que tem um sabor forte e característico. Contudo, é preciso tomar cuidado com a forma em que essas misturas afetam nossa saúde. Dito isso, venha com o SaúdeLab, entenda se melancia com cerveja faz mal e saiba quais os problemas da combinação.

Sabemos o quão problemáticas as bebidas alcóolicas podem ser, o que inclui a cerveja. Obviamente que o principal motivo por trás disso é o álcool. Porém de fato existem algumas misturas que acabam potencializando os malefícios que essas bebidas trazem para a nossa saúde. Resta saber se esse é o caso da melancia, ou se ela pode ser combinada com outras bebidas sem maiores consequências.

Misturar melancia com cerveja faz mal?

Geralmente, associamos o consumo de bebidas alcóolicas com danos hepáticos, o que de fato é uma das piores consequências desse hábito. Contudo, nunca podem esquecer que as bebidas alcóolicas causam desidratação no organismo, incluindo a cerveja. Sob esse ponto de vista, não há como afirmar que melancia com cerveja faz mal pois a fruta acaba amenizando os danos dela.

Qualquer um que já comeu melancia ao menos uma vez na vida sabe que ela é extremamente suculenta. Isso se dá pelo fato de que a melancia é um dos alimentos mais ricos em água que existem. Logo, ela ajuda a garantir a hidratação que o nosso corpo necessita. E consequentemente, misturar melancia com cerveja não faz mal pois ela combate a desidratação causada pela cerveja.

Leia mais: Cerveja zero faz mal ao fígado? Descubra se você realmente faz a escolha certa

Ter moderação é a única maneira de garantir a segurança

Não é porque não podemos dizer que a melancia com cerveja faz mal que a mistura pode ser consumida a vontade. A hidratação fornecida pela melancia só é eficiente até certo ponto. Consumir a cerveja excessivamente não só passará por cima desse benefício como também causará danos severos ao fígado. Ademais, a cerveja em específico é uma bebida alcóolica com muitos carboidratos, e no caso eles ainda estão somados aos carboidratos da melancia.

Outras vantagens da melancia para a saúde

  • Regula a pressão arterial: é possível encontrar aminoácidos na melancia que promovem o aumento do óxido nítrico do corpo. Esse componente exerce uma função imprescindível no relaxamento e dilatação dos vasos sanguíneos, o que por sua vez ajuda a reduzir a pressão arterial.
  • Mantém o sistema cardiovascular protegido: por melhorar a pressão dos vasos, a melancia previne alguns problemas vasculares. Mas a fruta ainda apresenta compostos anti-inflamatórios e antioxidantes que reduzem os níveis de colesterol e o impacto das gorduras na saúde, conferindo uma grande proteção ao sistema cardiovascular como um todo.
  • Previne os cálculos renais: conforme fora dito, melancia com cerveja não faz mal por causa da grande quantidade de água da fruta. Só que essa riqueza em água também exerce um efeito diurético, que mantém a saúde renal e previne a formação de pedras nos rins.
  • Favorece a saúde intestinal: em junção com as suas fibras, a água da melancia também melhora o funcionamento do intestino como um todo, e a evacuação.

Leia mais: Ansiedade faz urinar muito a noite? Entenda melhor a condição incômoda

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915