Qual o Melhor Umidificador de Ar do Mercado?

G-Tech Allergy Free Filter 2

Quer saber qual o melhor umidificador de ar antes de comprar um? Então se liga nessas dicas!

Em muitas regiões do Brasil o tempo seco predomina. Só quem mora em locais assim sabe o prejuízo que esse clima causa na saúde. Para solucionar o problema, muitas pessoas procuram saber qual o melhor umidificador de ar para ter em casa.

Ter um umidificador de ambiente pode prevenir os muitos desconfortos que o tempo seco causa. Em Brasília, por exemplo, o clima é responsável por lotar as emergências no verão. Isso porque a baixa umidade do ar leva rapidamente a desidratação.

Pensando nisso, separamos uma lista para você saber qual o melhor umidificador de ar para a sua família.

Melhor Umidificador:

1. G-Tech Allergy Free Filter 2

G-Tech Allergy Free Filter 2

O aparelho G-Tech feito pela Accumed Glicomed, mesma empresa que produz medidores de glicose, é uma excelente alternativa para melhorar o ar na sua casa. Da lista, é o melhor custo-benefício, pois sai bastante em conta e tem basicamente todas as funções que você precisa.

O seu reservatório tem capacidade para até três litros de água e funciona em modo econômico, evitando gastos desnecessários de energia. Pode ficar ligado por até 12 horas, mesmo na capacidade máxima, o que faz dele o melhor umidificador de ar para usar durante o sono.

Também tem função para desligamento automático, evitando que você precise se levantar no meio da noite para desligá-lo. Além disso, possui um sistema ionizador, que previne o crescimento de fungos e de bactérias na água. O filtro do aparelho é em cerâmica, o que favorece o processo de purificação da água.

2. Mondial Confort Air UA-02

Como tudo da Mondial é ótimo, esse umidificador de ar não poderia ser diferente. Com capacidade para quatro litros de água, o produto tem um design amigável e fácil de usar.

Se você procura qual o melhor umidificador de ar ao melhor preço, pode achar conveniente pagar um pouco mais para ter um produto completo. Interativo e silencioso, é um dos umidificadores mais procurados do mercado.

O Confort Air possui sistema ultrassônico, ou seja, que faz a umidificação pela quebra de moléculas durante um processo vibratório. Devido a esse motivo, é possível regular o nível de umidade no ambiente e a intensidade da névoa.

Outra vantagem do aparelho é que ele é bivolt, podendo ser utilizado tanto em 110V quanto em 220V. Você pode leva-lo com você em viagens. Além disso, possui aviso sonoro e de LED para repor o reservatório de água.

3. Black & Decker AIR1000

Quem procura um umidificador de ar ultrassônico mais moderno pode achar o AIR1000 ideal. O modelo tem, além da função de umidificador, a capacidade de servir como aromatizador de ambientes.

Ele vem com um recipiente para inserir a fragrância ou o óleo essencial da sua preferência, a fim de deixar a sua casa com um cheirinho maravilhoso. Além disso, o seu filtro é capaz de eliminar praticamente toda e qualquer impureza.

Em relação aos outros modelos, o seu reservatório é um pouco menor, com apenas 2,5 litros de água. Esse aparelho, porém, tem quase 20 horas de autonomia, graças ao seu sistema supereconômico. Ele também é bivolt e possui aviso sonoro de reservatório vazio.

4. Umidificador G-Life Ultrassônico

Quando você pergunta qual o melhor umidificador de ar, o aparelho da G-Life também pode ser uma boa resposta. Como outros já citados, esse umidificador também é bivolt e possui filtro antibacteriano, que protege você do surgimento de doenças e de infecções.

Com desligamento automático e autonomia de até 10 horas, é um ótimo eletrodoméstico para prevenir ataques de bronquite e de asma em ambientes de clima muito seco.

Seu reservatório possui capacidade para três litros de água. Uma das principais vantagens dessa opção é que é bastante silencioso. Também possui função de desligamento automático, para uma noite de sono muito mais tranquila.

E ainda vem com um ano de garantia junto do fabricante!

5. Climatizador Springer SCAFRB1

Climatizador Springer SCAFRB1

E que tal escolher um umidificador com climatizador? O aparelho da Springer é dois em um e é perfeito para ambientes domésticos e residenciais. Além de vaporizar água aumentando a umidade relativa do ar, ele ainda refresca o ambiente.

Funciona como um mini ar-condicionado e pode ser levado para vários lugares. Por ter rodinhas, fica fácil de reposicioná-lo sempre que necessário. E o melhor de tudo: vem com controle remoto, para que você deixe a temperatura e a umidade do ar como deseja sem ter que se levantar!

Para quem mora em cidades de verão intenso e com estiagem, é recomendado, senão quase fundamental. Também possui função ionizante, que mata boa parte das bactérias, evitando a contaminação. Além disso, tem timer e swing, o que permite uma melhor distribuição do ar.

A capacidade é de até seis litros, contudo não é bivolt, então atenção na hora da compra!

6. Climatizador Ar Breeze Cadence

Com mais de 300 avaliações de usuários, o climatizador da Cadence é outra opção para quem quer gelar e umidificar o ar. O modelo mais atual possui três velocidades e reservatório para 5,3 litros de água.

Possui ainda um recipiente para gel térmico, que permite gelar o ambiente muito mais rapidamente. O preço é bem mais baixo que o de um ar-condicionado, o que torna o produto muito mais acessível. E assim como o umidificador G-Life, também tem um ano de garantia.

7. Umidificador Digital Elgin

O modelo a da Elgin pode parecer não ter nada de especial além do design. Contudo é um dos destaques quando a questão é qual o melhor umidificador de ar.

O preço é uma das principais vantagens do produto, apesar de ele possuir reservatório para apenas dois litros e autonomia de dez horas. O umidificador da Elgin sai muito barato e é ótimo para quem precisa melhorar a qualidade do ar sem gastar uma fortuna.

Vem com três níveis de intensidade da névoa e indica com aviso de luz quando a água está no fim. É bivolt, o que facilita para pessoas que precisem se mudar para casas ou locais com mais de uma voltagem.

Umidificador de ar: qual o melhor?

qual o melhor umidificador de ar

Quando temos pouca umidade no ar, o ar poluído e o pó podem ser aspirados com muito mais facilidade, causando doenças pulmonares e problemas respiratórios. Pode até ser extremamente prejudicial para quem tem asma, por exemplo.

O ressecamento também pode provocar rompimentos na mucosa, o que leva a sangramentos nasais e a tosse seca persistente. Tudo isso favorece o quadro para inflamações e para infecções. Por isso é tão importante adquirir um umidificador de ar que bom.

Umidificador de ar: preço médio

Uma das principais dúvidas de quem busca um aparelho desse tipo é o preço. Normalmente você encontra aparelhos pequenos e baratos, por menos de cem reais. Esses umidificadores costumam ser bastante eficientes, porém duram pouco.

Isso porque em regiões de estiagem, você acaba por usar o umidificador diariamente. E os aparelhos requerem alguns cuidados, como limpeza após uso, e devem permanecer algum tempo desligados a fim de evitar o superaquecimento.

Se você precisa de um umidificador que fique ligado por mais horas, é bom investir um pouco mais. Os aparelhos que são híbridos, com climatizadores, são os ideais. Eles custam entre 300 e mil reais, e a variação depende bastante do modelo.

Mas eles têm uma grande vantagem que é a função dois em um. Muitos desses eletrodomésticos substituem a necessidade de um ar-condicionado, o que acaba por valer bastante a pena se você pensar que os ares-condicionados costumam ter preços bastante elevados.

Outra coisa que vale ressaltar é que nenhum tipo de umidificador precisa de instalação. Eles vem praticamente prontos para o uso, bastando seguir as instruções indicadas por cada fabricante e pronto.

Como limpar umidificador de ar?

como limpar umidificador de ar

Depois de escolher qual o melhor umidificador de ar para você e fazer a compra, convém mantê-lo em bom estado para que dure muito mais tempo. Uma das coisas que você precisa saber é que deve limpar o umidificador para que ele funcione propriamente e elimine as bactérias do ar da forma correta e sem prejuízo à sua saúde.

Não é difícil realizar essa tarefa. Basicamente o que você precisa é um pano macio e um detergente neutro, para não estragar o eletrodoméstico. Evite sempre produtos abrasivos, como cloro, amônia, água sanitária e desengordurantes.

Se o seu aparelho possui filtro removível, pode retirá-lo e lavá-lo com uma escova macia. Caso a sujeira seja do tipo persistente ou esteja acumulada, use vinagre branco. Pode borrifar um pouco de água com vinagre no aparelho e deixar agir alguns minutos. Depois enxague com um pano úmido.

Sempre que for realizar a limpeza, lembre-se de desligar o aparelho da tomada, para evitar choques e acidentes.

É preciso fazer dessa limpeza uma rotina, principalmente com os umidificadores que ficam em quartos de crianças e de bebês. Se o eletrodoméstico é usado com muita frequência, limpe-o a cada três dias. Do contrário pode fazer isso uma vez por semana.

Se você guarda o umidificador de ar durante o inverno, não esqueça de remover a água toda do reservatório antes de fazer isso. Deixar água parada dentro do aparelho por muito tempo pode causar proliferação de fungos e de microrganismos nocivos para a sua saúde. Lembre-se também de limpá-lo se ele ficar muito tempo guardado e você quiser usá-lo.

Tipos de umidificador de ar

Existem pelo menos três tipos de aparelhos umidificadores. Vamos apresentá-los abaixo. Isso também deverá ser levado em consideração na hora de escolher qual o melhor umidificador de ar para a sua casa.

Umidificador impulsor

Muitos dos aparelhos que citamos acima possuíam essa característica. O umidificador impulsor é o tipo mais comum e funciona com a ajuda de um disco de rotação. Esse disco lança a água muito rapidamente em um difusor.

O difusor se parece com um pente de cerdas muito finas, que transforma a água em gotículas minúsculas. Assim elas são lançadas para fora, em formato de névoa fria. A tecnologia pode até ser antiga, mas é barata, e os umidificadores desse tipo são os mais fáceis de encontrar.

A desvantagem é que se você não lavar bem os pentes de tempos em tempos, ele acumula bactérias e germes mais facilmente. Isso pode ser um problema grave em termos de saúde, principalmente se estivermos falando da saúde de crianças, recém-nascidos ou de idosos.

Umidificador ultrassônico

Essa é a tecnologia mais recente em termos de umidificação do ar. O processo ultrassônico separa as moléculas de água e quebra-as em várias partículas menores por meio de um processo vibratório. A névoa se forma assim, bem mais fina, e com gotas microscópicas, que não se pode ver.

Os eletrodomésticos com essa tecnologia são um pouco mais caros, porém têm inúmeras vantagens, como autonomia, controle da umidade relativa, desligamento automático e são mais simples de limpar.

São ótimos para quem tem bebês ou pessoas idosas na família, pois são seguros e não propagam microrganismos. Ainda assim, não deixe de prestar atenção e de ter cuidado com a limpeza dos aparelhos.

Umidificador evaporativo

Outro sistema comum de umidificação do ar é o evaporativo. Funciona com um papel, espuma ou pavio de pano que suga a água de dentro do reservatório. O que cria a névoa é um ventilador na direção do papel ou de outro material que estiver sugando a água.

Não é o melhor ou o mais indicado, porque é o sistema mais fácil de ser contaminado se não for bem cuidado. O seu filtro deve ser trocado com bastante frequência e ele deve ser limpo a cada uso. Contudo, já quase não existem umidificadores desse tipo no mercado.

Por fim, embora sejam muitos os fatores a considerar na escolha do seu umidificador, é importante ponderar bem sobre cada um deles. Pense não apenas no preço, mas também na qualidade do produto, pois isso influencia em sua saúde.

umidificador de ar com aromatizador

 

Crédito das imagens: Freepik, Lojas Americanas, Cadence e Springer

Fonte: Terra