O que causa Milium na pele? É sinal de problemas de saúde? Entenda

Sem dúvidas, a pele é uma das partes do nosso corpo que mais precisa de atenção. Os cuidados com ela não são necessários apenas por motivos estéticos, mas também de saúde. Existem inúmeros problemas de saúde que podem afetar a nossa pele, como é o caso Milium. Portanto, venha com o SaúdeLab, entenda mais sobre o Milium na pele, e como fazer para tratar e se prevenir contra ele.

À primeira vista, muitas pessoas costumam pensar que os problemas de pele se limitam a espinhas, cravos, acnes, descamação e similares. Por causa disso, o uso de hidratantes e cremes para a pele tem se tornado um hábito cada vez mais popular. Contudo, é preciso ter em mente que também existem problemas, como o Milium na pele, que precisam ser abordados de formas específicas.

O que de fato é o Milium?

De maneira geral, o Milium é um problema que leva ao aparecimento de pequenos pontos brancos na pele do rosto. Tais pontos são frequentemente confundidos com cravos, e por isso muitas pessoas tentam espremê-los. Contudo, essa confusão é problemática, visto que tentar espremer esses pontos pode machucar a pele. Portanto, para diferenciá-los, é preciso ter em mente que esses pontos na pele são mais sólidos que os cravos.

Veja também: Cicatriz de acne: Como prevenir? E se você tem, como cuidar?

Tendo em mente alguns aspectos gerais da aparência do Milium na pele, é preciso compreender o que eles realmente são. No caso, eles podem ser definidos como pequenos cistos, que se formam em decorrência de um acúmulo de sebo e suor produzidos na pele. Tal acúmulo se dá através de uma obstrução nos folículos, que impede a saída dessas secreções.

Milium
Milium. Foto: Canva PRO

Em que partes o Milium pode ocorrer na pele?

Geralmente, o Milium costuma se manifestar majoritariamente na região das pálpebras, tanto inferiores quanto superiores. Contudo, ele também pode estar presente no nariz, bochecha e genitálias. Ademais, também existe um tipo de Milium, denominado de primário, que se manifesta em bebês. Contudo, é uma condição bastante normal, e que costuma se solucionar com o tempo. O milium também pode ser sinal de colesterol elevado, portanto, caso você tenha muitas lesões, vale a pena fazer um exame e procurar ajuda médica.

Acesse nosso grupo no WhatsApp para mais dicas e receitas! Clique aqui!

Como fazer para solucionar o Milium na pele?

Por fim, tão importante quanto conhecer esse problema de pele, é aprender a como combatê-lo corretamente. Como o Milium pode ser resumido a cistos de suor e sebo, causados por uma obstrução e depósito na pele, é preciso eliminar essas obstruções e permitir a saída normal dessas secreções. A melhor forma de fazer isso é através da esfoliação, um processo feito justamente para eliminar camadas e células superficiais da pele.

Aliás, vale lembrar a que a remoção pode ser feita com agulha estéril, mas deve ser feito por um profissional habilitado para evitar marcar e cicatrizes na pele.

Sob esse ponto de vista, é importante que você faça esfoliação periodicamente e utilizando produtos apropriados e de qualidade. Evite utilizar métodos e produtos esfoliantes caseiros sempre que puder, pois muitas das receitas podem acabar machucando sua pele ao invés de resolver o problema.

Leia mais: Como fazer para clarear os cotovelos? Veja dicas e melhore a aparência

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915