Depilar das axilas faz mal? Entenda os tipos de depilação e cuidados necessários

Confira os principais métodos de depilação e veja qual deles se encaixa melhor na sua rotina!

Hoje em dia muito se discute sobre a validade ou não da depilação das axilas. Nesse sentido, enquanto alguns defendem que ela deve ser feita por questões de higiene, outros apontam que, na verdade, a depilação parte apenas de uma pressão estética. Porém, qual a verdade? Confira hoje no SaúdeLab tudo que você precisa saber sobre o assunto e veja quais são as vantagens de cada tipo de depilação!

Depilar as axilas: sim ou não?

Para muitas pessoas, a depilação das axilas é uma questão de higiene. No entanto, de acordo com dermatologistas e especialistas no assunto, é necessário fazer uma desmistificação dessa ideia. Isso porque, o que determina a higiene pessoal são os nossos hábitos de limpeza cotidianos, e não necessariamente o fato de nos depilarmos. Assim, fique tranqüilo: se você toma banho e usa desodorante, sua axila com pelo não terá mau odor.

Na verdade, de acordo com pesquisas recentes, a depilação das axilas pode causar inúmeros problemas, desde irritações e pelos encravados até traumas pelo corte. Do mesmo modo, a depilação retira a barreira superficial da pele, ocasionando ressecamento e até o escurecimento da região.

Por isso, é necessário esclarecer que a depilação das axilas não deve ser imposta, pois se trata de uma questão estética e não de higiene. Dessa forma, a escolha sobre depilar ou não a região deve ser individual, e, acima de tudo, respeitada.

Dito isso, veja abaixo os principais tipos de depilação e os cuidados necessários que você deve ter após o processo!

Depilação das axilas
Depilar as axilas é uma escolha individual e nada tem a ver com higiene. Confira os principais métodos. Fonte: Canva.

Tipos de depilação das axilas

Depilação à lâmina

Essa é, com certeza, a forma mais comum e barata de fazer a depilação das axilas. Todavia, esse método, por não tirar o pelo pela raiz, acaba fazendo com que o mesmo cresça mais rápido. Ou seja, após 2 dias você deverá repetir a depilação. Da mesma maneira, é necessário saber que a lâmina resseca a pele da região, provocando escurecimento, e pode causar também pelos encravados ou lesões por corte, bem como verrugas virais.

Cremes depilatórios

Os cremes depilatórios dissolvem o pêlo, provocando um resultado semelhante ao da lâmina. Porém, são menos agressivos e o resultado costuma durar mais. Contudo, não pode ser utilizado em peles sensíveis ou irritadas, e um teste alérgico deve ser feito antes do uso.

Aparelhos de depilação

Os chamados aparelhos elétricos de depilação são uma espécie de maquininha que desliza sobre a pele, e arranca os pelos pela raiz, fazendo o efeito durar bastante. Além disso, não ocasionam escurecimento da região e não costumam provocar irritações. Seu alto valor de compra, porém, faz com que este seja um método menos acessível.

Ceras (quente e fria)

As famosas ceras de depilação retiram o pêlo pela raiz, e seu resultado dura bastante. Além disso, se utilizadas da forma correta, não costumam provocar irritações. O único “contra” desse tipo de método é a dor provocada pela técnica.

Depilação à laser

Esse é o método de depilação das axilas mais eficaz e também o mais caro. Assim, o laser elimina, depois de algumas sessões, o bulbo, a raiz e os fios das axilas, reduzindo quase que por completo o crescimento de pelos na região.

Cuidados necessários durante e após a depilação

Para fazer uma depilação adequada, utilize instrumentos sempre bem limpos e faça o processo durante o banho, de preferência utilizando água quente, já que o vapor aumenta a elasticidade da pele. Da mesma forma, em caso de utilização de lâminas, você pode usar hidratantes, óleos de banho ou mesmo um condicionador para elas deslizem mais facilmente sobre a pele, sem causar arranhões.

Após a depilação das axilas, hidrate a sua pele e evite expô-la ao sol, perfumes ou água do mar. Ademais, evite também usar blusas muito apertadas, pois estas podem ocasionar foliculites.

Leia mais: Pelos encravados: como se livrar deles uma vez por todas? Veja as melhores dicas do dia

Grupo do Whatsapp
Acesse nosso Grupo do Whatsapp!

Como viver cheirosa? Veja as 8 dicas para você potencializar seu perfume!Seu perfume dura pouco? Você gostaria de estar sempre cheirosa mas não sabe como? Não se preocupe. Existem truques simples para que seu perfume se torne tão marcante quanto você! Então, continue lendo para aproveitar seu perfume ao máximo e ainda economizar em compras para prolongar as fragrâncias.

 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação