Noz moscada é bom para o estômago? Saiba detalhadamente os seus efeitos

De certa forma, a noz moscada é um ingrediente bem nobre, e rico em nutrientes

O uso da noz moscada na cozinha é mais amplo do que as pessoas costumam pensar. Ela é um ingrediente bem nobre e que complementa diversos pratos muito bem. Mas mais importante que isso são as suas propriedades e características nutricionais. Sendo assim, o SaúdeLab vai ensinar se a noz moscada é bom para o estômago e como ela beneficia a saúde.

A princípio, existem alguns tipos de nozes e oleaginosas que, dependendo da forma de consumo, podem ser agressivas para o estômago. O amendoim salgado ou doce, por exemplo, não é um alimento tão saudável nesse aspecto. Logo, faz sentido ter um pouco de receio da noz moscada quanto ao seu impacto no estômago. Mas na prática ela apresenta alguns efeitos interessantes.

A noz moscada é bom para o estômago?

Sem dúvidas, o estômago é um dos órgãos mais vitais do nosso organismo, e é um dos mais importantes para os processos de digestão dos alimentos. Logo, garantir a saúde dele significa garantir a saúde de todo o corpo. Felizmente, o consumo de noz moscada é bom para o estômago de fato. Ela é capaz de aliviar dores de estômago e de mantê-lo devidamente protegido.

No caso, esses benefícios se dão pela presença de eugenol e de compostos bioativos. Enquanto o eugenol combate a formação de gases, os compostos bioativos agem como compostos digestivos e anti-inflamatórios. Portanto graças a eles, a noz moscada é bom para o estômago pois evita o desconforto causado por gases, e previne o desenvolvimento de problemas gástricos como as úlceras e a gastrite.

Leia mais: Chá de Noz Moscada: conheça 5 benefícios inacreditáveis para a sua saúde

Outros benefícios da noz moscada na saúde

  • Combate microrganismos: por incrível que pareça, a noz moscada tem ação antibacteriana. Isso não só reforça a proteção do estômago como também de todo o organismo.
  • Regula a pressão arterial: o eugenol também é de extrema importância para a saúde dos vasos sanguíneos. Por ser antioxidante, ele facilita a circulação do sangue por todo o corpo.
  • Protege o fígado: não é apenas o estômago que se beneficia com a noz moscada. Ela também é considerada muito benéfica para a saúde e funcionamento do nosso fígado. Isso se dá pelo fato de que a combinação de seus efeitos promove uma ótima desintoxicação hepática.
  • Melhora o bem-estar: a mirsticina é um composto bastante interessante da noz moscada. Quando no nosso organismo, ela é capaz de atuar diretamente sob o sistema nervoso central. A partir disso, ela ajuda a garantir uma melhor sensação de bem-estar, o que inclusive é útil para combater a depressão.

Em grandes quantidades, a noz moscada é extremamente perigosa

Agora que você  sabe que a noz moscada é bom para o estômago, e conhece as suas propriedades, fica claro que ela é uma ótima adição para a alimentação. Entretanto, existe um motivo para ela não ser usada em grandes quantidades na cozinha. Quando em excesso, a noz moscada é muito nociva para a nossa saúde, e até mesmo venenosa. Ela pode causar desde náuseas, dores e vertigens até convulsões, arritmias e delírios. Sendo assim, se for usar a noz moscada, tenha muita moderação.

Leia mais: Benefícios da Noz Moscada: conheça as maravilhas deste tempero

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação