Book Appointment Now
Chá de camomila alivia cólica menstrual e muito mais; confira 10 benefícios incríveis
Todo mundo sabe que o chá de camomila tem o poder de acalmar o corpo. Porém, o que poucos sabem é que essa pequena flor, originária da Europa e que mais se parece a uma margarida, possui propriedades incríveis que vão muito além disso. Assim, conheça hoje no SaúdeLab todos os benefícios que essa bebida pode trazer para a sua saúde.
Do mesmo modo, é importante ficar atento, pois, apesar de parecer indefesa, a camomila não deve ser ingerida por algumas pessoas. Portanto, aprenda também os modos de uso, a forma correta de preparar o chá e veja quais são as contraindicações e possíveis efeitos colaterais. Assim, continue conosco e aproveite o dossiê que preparamos sobre essa poderosa flor!
Os maiores benefícios da camomila
O chá de camomila é geralmente preparado pela infusão das flores desidratadas, que podem ser encontradas em casas de produtos naturais ou em mercados, na forma dos famosos saquinhos de chá. Rica em propriedades anti-inflamatórias e antiespasmódicas, essa flor oferece diversos benefícios à saúde. Confira agora quais são eles!
Os benefícios do chá preparado com flores de camomila
1. Melhora a qualidade do sono
A camomila é utilizada há séculos para promover efeitos tranquilizantes e sedativos ao corpo. Isso acontece, pois ela é rica em apigenina, um flavonoide que atua diretamente no sistema nervoso central, relaxando o corpo, e, consequentemente, ajudando a melhorar a qualidade do sono.
2. Auxilia no tratamento do estresse e da ansiedade
A apigenina presente na camomila também diminui os níveis de cortisol no organismo, um hormônio que pode causar picos de estresse e ansiedade, facilitando o processo de tratamento destes.
3. Ajuda no controle da diabetes
Alguns antioxidantes presentes no chá de camomila atuam protegendo as células do pâncreas contra os radicais livres. Dessa forma, eles ajudam a equilibrar as taxas de insulina no sangue, controlando a diabetes. No entanto, tal controle deve ser apenas auxiliar ao tratamento da doença.
4. Alivia cólicas menstruais
Por possuir propriedades analgésicas e antiespasmódicas, o chá de camomila diminui a contração dos músculos uterinos, aliviando as dores provocadas pelo ciclo menstrual.
5. Contribui para a saúde da pele
O chá de camomila também atua como um poderoso calmante para a pele, auxiliando no tratamento de dermatites, alergias, queimaduras e feridas. Nesses casos, ele deve ser aplicado em forma de compressa sob a lesão.
6. Auxilia no tratamento da candidíase
A combinação de certos flavonoides e o composto bioativo alfa-bisabolol é responsável por promover uma ação antifúngica no organismo, auxiliando no tratamento de casos de candidíase.
7. Protege o sistema cardiovascular
O chá de camomila é rico em antioxidantes que equilibram os níveis de colesterol no sangue, como a luteolina, a quercetina e a esculetina. Assim, ele é capaz de prevenir doenças como infarto e derrame. Além disso, a bebida ainda melhora a circulação sanguínea, combatendo a pressão alta.
8. Combate males gastrointestinais
As propriedades anti-inflamatórias do chá de camomila atuam aliviando problemas como azia, má digestão e náuseas. Do mesmo modo, devido às suas propriedades antibacterianas, a bebida também atua no combate ao H. pilori, uma bactéria que causa úlceras no estômago.
9. Previne certos tipos de câncer
Por fim, o chá de camomila também atua no combate a certos tipos de câncer, como o de próstata, mama, tireoide e ovário. Nesse sentido, alguns estudos científicos provaram que a apigenina é capaz de provocar a morte de células cancerígenas nestes órgãos.
Como fazer o chá de camomila
Ingredientes
- 1 xícara de água quente;
- 4g de flores de camomila desidratadas.
Modo de preparo
Coloque as flores de camomila em uma xícara com água quente e tampe o local. Em seguida, aguarde 10 minutos, coe e tome o chá. O consumo indicado é de, no máximo, 3 vezes ao dia.
Efeitos colaterais
Se consumido em excesso, o chá de camomila pode provocar náuseas, diarreia, vômitos e sono excessivo.
Quem não deve tomar
O chá de camomila é contraindicado para gestantes, lactantes, bebês menores de 6 meses e pessoas com alergia à camomila e à todas as flores da família das margaridas, como margaridas e crisântemos. Do mesmo modo, a bebida não deve ser tomada por indivíduos que fazem uso constante de medicações anticoagulantes, sedativas ou analgésicas.
Conheça também todos os benefícios do Chá de Alho!