O que acontece se tomar creatina e não malhar? Descubra o que acontecerá com seu corpo

A princípio, a creatina não precisou de muito tempo para ganhar popularidade. Atualmente, ela é um dos suplementos mais consumidos, especialmente por quem frequenta a academia. Entretanto, será que a prática de exercícios é necessária para o seu consumo ou não? Sob esse ponto de vista, venha com o SaúdeLab e fique por dentro de o que acontece se tomar creatina e não malhar.

Todos nós sabemos que as atividades físicas são indispensáveis para a manutenção da nossa saúde. E através de suplementos como a creatina, os benefícios que elas oferecem podem ser potencializados. Logo, faz sentido ter receio em consumir ela sem malhar, já que está intimamente ligada com exercícios. Mas vale a pena entender essa questão mais afundo, e conhecer melhor a creatina.

O que acontece se tomar creatina e não malhar?

Muitos dos benefícios da creatina estão atrelados ao ganho e desenvolvimento dos músculos. Contudo, a composição dela também é de extrema importância para a manutenção da saúde deles. Logo, tomar creatina e não malhar pode não promover o ganho da sua massa muscular, mas sem dúvidas irá garantir à ela melhores condições.

Por outro lado, os benefícios da creatina não param nos músculos. Inclusive ela na verdade é uma substância que o próprio organismo produz, e que também pode ser encontrada em alimentos. Ou seja, a cretina é um nutriente mais importante para a nossa saúde do que costumamos pensar. Sendo assim, se você está na dúvida sobre o que acontece se tomar creatina e não malhar, saiba que com ela podemos obter benefícios como:

  • Tratamento da fibromialgia
  • Auxílio no tratamento de problemas neuromusculares
  • Melhoria da densidade dos ossos
  • Diminuição dos riscos de problemas cardiovasculares
  • Prevenção contra osteoporose, diabetes e outras doenças crônicas

O consumo dessa forma, de fato, pode apresentar efeitos colaterais

Se vamos falar sobre o que acontece se tomar creatina e não malhar, não podemos focar apenas nos pontos positivos. Por mais seguro e saudável que essa forma de consumo seja, ela pode ter alguns pontos negativos, além do desperdício dos benefícios para os músculos. Basicamente, tomar creatina e não malhar pode causar inchaços no corpo, os quais são bem desconfortáveis e incômodos em alguns casos.

Portanto, ideal é que se tome a creatina e pratique as atividades físicas corretamente, para que se obtenha os melhores benefícios.

Benefícios da creatina com exercícios físicos

  • Combate da sarcopenia: conforme envelhecemos, nosso corpo sofre uma perda natural de músculos, o que caracteriza o fenômeno da sarcopenia. Ele é um dos responsáveis pela fragilidade corporal dos idosos. Contudo, se consumirmos creatina e praticarmos exercícios, é possível inibir a sarcopenia.
  • Melhora o desempenho físico: através da creatina, é possível aumentar a disponibilidade de energia para os músculos durante a prática de atividades físicas. Com isso, o suplemento ajuda a evitar o cansaço e fadiga.
  • Promove o ganho muscular: por fim, mas não menos importante, esse talvez seja o principal motivo pelo qual as pessoas consomem a creatina. Ela não só melhora o desempenho dos exercícios, como também o aproveitamento deles. Através da creatina, as fibras musculares de desenvolvem mais e se recuperam melhor.

Leia mais: 

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915