Book Appointment Now
O que causa bronquite? Saiba quais são os sintomas, se tem cura e muito mais
Você sabe o que causa bronquite? Independentemente da sua resposta, saiba que hoje é seu dia de sorte, pois o site Saúde Lab apresenta informações relevantes desde o que causa até se existe tratamento para essa doença. Acompanhe para entender tudo sobre essa doença que pode ser aguda ou crônica e não confunda com asma, apesar dos sintomas serem bem parecidos.
O que é bronquite?
A bronquite é uma inflamação nos pulmões, mais especificamente na região dos brônquios. Haja vista, que os brônquios são responsáveis por transportarem o oxigênio, logo quando estão inflamados acabam não exercendo sua função corretamente, o que faz com que a pessoa sinta falta de ar.
Mas, para que você saiba mais sobre essa doença é necessário entender o que causa bronquite. Alguns dos principais sintomas causados por essa doença são a tosse seca, catarro, falta de ar e chiado no peito.
Diferença de bronquite e asma
O que diferencia asma de bronquite é que as crises de asma tendem a passar mais rápido e podem ser causados por agentes alérgicos que desencadeiam os sintomas clássicos (tosse, chiado, muco claro). Quanto à bronquite crônica, a tosse é contínua e os sintomas perduram por mais tempo com produção de secreção amarelada em grande quantidade.
Por isso, continue lendo e saiba com mais detalhes sobre cada um dos tópicos a seguir. Além de saber o que causa, você também vai descobrir se existe tratamento.
O que causa bronquite?
As causas da bronquite são relacionadas aos agentes infecciosos como vírus e bactérias, agentes tóxicos e ambientais. Porém o tabagismo (cigarro) é o que mais afeta os pacientes nessa condição. Veja a lista a seguir para entender mais sobre o que causa bronquite.
1. Tabagismo
O tabagismo é uma das principais causas, isso porque a fumaça do cigarro com o passar do tempo pode acabar inflamando os brônquios. Dessa forma, a exposição a longo prazo dos brônquios a fumaça pode levar a um quadro de bronquite crônica, ou seja, uma crise de bronquite que pode durar meses.
2. Resfriados
Ainda sobre o que causa bronquite, saiba que os resfriados também são uma das causas. Esse tipo de bronquite é a aguda, que dura em torno de uma semana a 10 dias, ou seja, o tempo em que a pessoa está gripada. O que acontece é que por meio de uma infecção por vírus ou a exposição à chuva e o tempo frio, a pessoa fica doente com e apresenta sinais um resfriado ou gripe. Então, os brônquios ficam inflamados desenvolvendo assim a bronquite.
Veja também: Aprenda 03 chás caseiros para aliviar sintomas da gripe com muito sabor
3. Idade
A idade é outro fator que contribui para o desenvolvimento da bronquite e está relacionada com a baixa imunidade. Pessoas idosas, crianças e recém-nascidos têm mais chances de contraírem a doença, logo as chances de terem os brônquios inflamados são maiores.
Exposição à poluentes
A exposição a pólen, poeira e poluições ambientais também podem causar a bronquite. Além desses tipos de poluentes, pessoas que ficam em contato com gases, por exemplo, também podem inflamar as vias respiratórias.
Tratamento
Agora que você já descobriu o que causa bronquite, saiba que existe tratamento para essa doença, e quanto antes você iniciar mais rápido será a sua recuperação. Por isso não hesite em procurar ajuda médica.
Antes de iniciar o tratamento será preciso fazer alguns exames, como raio X do tórax ou uma tomografia do tórax, por exemplo. O tratamento será feito de acordo com cada tipo de bronquite, sendo aguda e crônica. Dessa forma, após o diagnóstico, o médico decide qual a conduta mais adequada para tratar.
E a boa notícia é que existe cura. Contudo, será necessário comprometimento com as recomendações médicas e adesão ao tratamento e mudança de hábitos.
A seguir, o médico pneumologista Dr. Rodrigo Athanazio fala um pouco mais sobre a bronquite cônica e aguda, ensina como tratar e o que fazer para evitar complicações.
Dr. Rodrigo Athanazio fala sobre a Bronquite: clica no vídeo e aprenda mais