Book Appointment Now
O que causa hérnia de disco? Saiba também o que piora e como tratar
Uma das piores dores para quem tem problemas de coluna é sofrer com hérnia de disco. Por isso, saber o que causa hérnia de disco é fundamental, pois permite que você possa fazer um trabalho de prevenção e, sobretudo fazer um tratamento adequado. Faça a leitura breve desse post, pois o site SaúdeLab vai mostrar desde o que pode causar até quais tipos de hérnia de disco que existem. Confira!
Descubra o que causa hérnia de disco
Antes mesmo de você descobrir o que causa a hérnia de disco, você precisa saber o que é essa doença incapacitante em muitos casos. De acordo com especialistas no assunto, ela é caracterizada quando os discos intervertebrais que são responsáveis por amortecer o impacto entre os ossos perdem a sua capacidade de fazê-lo. Ou seja, de amortecer os movimentos feitos pelo corpo em movimento ou mesmo ao virar na cama.
Portanto, é muito comum que a pessoa com essa doença sinta dores nas articulações, formigamentos nas pernas e braços e sensação de fraqueza. Em alguns casos mais graves, quando a hérnia está muito avançada, pode acontecer de a pessoa não conseguir controlar as funções fisiológicas, como urinar e defecar (fazer coco).
Sendo assim, continue lendo e saiba com mais detalhes sobre a hérnia de disco e se existe tratamento para essa doença. Acompanhe!
Tipos de hérnia de disco
Primeiramente, saiba que existem mais de um tipo de hérnia de disco, sendo três as principais:
- Protusão discal;
- Hérnia de disco extrusa;
- Hérnia de disco sequestrada, isto é, quando o disco está danificado e se rompe.
Desgaste
Mas afinal, o que causa hérnia de disco? O desgaste dos discos é o que mais causa a hérnia de disco, logo esse desgaste na maioria dos casos é ocasionado pelo envelhecimento do corpo. Por outro lado, excesso de peso, atividades físicas feitas de maneira errada, pegar excesso de peso, também são situações de risco para desenvolvê-la
Fatores que contribuem para hérnia de disco
Má postura
Outro fator que pode acabar desgastando os discos e levando ao desenvolvimento de alguns dos tipos de hérnia é a má postura. Sentar-se durante muito tempo da maneira errada, com a coluna muito curvada, por exemplo, pode ocasionar na compressão dos discos (vértebras) e consequentemente no desgaste dos mesmos.
Movimentos repetitivos
Os movimentos repetitivos também são grandes causadores da hérnia de disco, isso porque o atrito entre as vértebras acaba causando uma inflamação no tecido cartilaginoso dessa região. Nesses casos é muito comum a pessoa sentir dores nas articulações, travamento da coluna e tensão muscular extrema.
Como é a dor de quem tem hérnia de disco?
Tudo vai depender do local em que a hérnia se formou. Normalmente, as principais queixas são dores constantes nas regiões do pescoço, costas, região lombar e nas pernas. E muitas vezes, elas também refletem nos braços causando formigamento e dormência.
O que piora?
A lista aqui é bem extensa. Assim, quem tem a hérnia já instalada deve respeitar sua condição e evitar os excessos. E isso aplica a tudo. Seja na academia, ficar em pé por longos períodos, usar calçados inapropriados para as atividades de trabalho ou esportivas, também prejudicam a coluna vertebral. Fique de olho nessas situações e evite piorar seu quadro.
Outrossim, observe a forma de dormir, o tipo de colchão e a altura do travesseiro. Não se esqueça de cuidados ao se levantar da cama. Procure ficar de lado e apoiar seu braço para aliviar o peso do corpo antes de sair da cama.
Como prevenir
As melhores opções para prevenir doenças é adotar práticas de vida saudável. Nesse sentido, o que mais faz efeito para evitar problemas de coluna são práticas de atividades físicas regulares que melhorem os músculos abdominais, evitar sobrepeso corporal, fazer alongamentos e cuidados com postura.
Leia também: Atividades físicas para sedentários fáceis e prazerosas; organize seu tempo e comece já
Tratamento
Agora que você já sabe o que causa hérnia de disco, descubra se existe tratamento ou não. A boa notícia é que sim, existe tratamento, sendo o mais recomendado o repouso. Aliado a isso, a fisioterapia e a ingestão de analgésicos para aliviar as dores, também é indicado pelo médico.
Outras terapias alternativas, como a acupuntura, por exemplo, está cada vez mais sendo indicada para aliviar e tratar os tipos de hérnia na coluna.
Vale ressaltar que para chegar a um tratamento, o seu médico pode solicitar alguns exames, como a Ressonância Magnética. Então, somente depois do diagnóstico correto é que ele poderá recomendar as terapias mais adequadas para você. Não deixe de buscar ajuda especializada e cuide-se.
O que é a HÉRNIA DE DISCO? Entenda como ocorre e seus sintomas!
Confira nesse vídeo curto o que o Ortopedista Dr. Nelson A. Neto – CRM 125010 informa os sinais de alerta para os sintomas de hérnia de disco. Veja até o final!