O que colesterol alto pode causar no corpo? Saiba como derrotar esse vilão

Saber o que o colesterol alto pode causar no corpo é muito importante, principalmente quando você tem o colesterol alto ou alguém na família. Pensando em você, o site Saúde Lab apresenta tudo que você precisa saber sobre o colesterol, desde o que é até como tratar. Confira!

Descubra o que o colesterol alto pode causar no corpo

As doenças cardiovasculares são uma das que mais atinge a população. Dessa forma, o colesterol alto é um dos principais fatores que leva uma pessoa a desenvolver alguma doença cardiovascular.

Então, para que você consiga evitar e cuidar de quem tem essa doença crônica, é necessário saber o que o colesterol alto pode causar no corpo. Além disso, ao longo deste artigo você vai descobrir o que é colesterol, o que causa, que pode comer e muito mais.

Sendo assim, continue lendo e saiba com mais detalhes sobre esse assunto. Você verá que quando tratada logo no início, é possível ter uma vida tranquila e saudável.

O que é colesterol alto?

Para que você entenda os efeitos colaterais do colesterol alto no seu corpo, você precisa entender o que é o colesterol. O colesterol é um álcool monoinsaturado gorduroso, um tipo de lipídio que é encontrado em nosso organismo, ou seja, um tipo de gordura que é produzida pelo nosso corpo.

Porém, existem três tipos de lipídios no organismo, sendo o LDL, HDL e VLDL. Sendo que o HDL é considerado o colesterol do tipo alto, isto é, é um tipo de gordura em excesso, enquanto que o do tipo LDL é o colesterol do bom, ou seja, gorduras que são sintetizadas com mais facilidade pelo organismo.

Já o colesterol do tipo VLDL são os de muito baixa densidade de gordura, que serve apenas para carregar os triglicerídeos sintetizados no corpo até os tecidos que precisam dele.

Causas do colesterol alto

Descubra o que o colesterol alto pode causar no corpo
Descubra o que o colesterol alto pode causar no corpo – Imagem: Canva Pro

 

Mas, antes de saber o que o colesterol alto pode causar no corpo, você precisa entender o que pode causar o aumento do colesterol do tipo HDL. Os principais fatores que levam uma pessoa a ter colesterol alto pode ser devido a histórico familiar com esse distúrbio, dieta rica em alimentos gordurosos e com açúcar.

Além disso, o consumo excessivo de álcool, a cirrose, diabetes descompensada, alterações da tireoide (como ter o hipo ou hipertireoidismo), a insuficiência renal, porfiria e o uso de anabolizantes são todos motivos que levam ao aumento do colesterol no sangue.

O que pode comer?

Então, para que você não tenha colesterol alto e mantenha sempre o colesterol do tipo LDL, você precisa cuidar da sua alimentação. Como você pôde ler no tópico acima, alimentos ricos em gordura e açúcar podem interferir no seu nível de lipídios. Lembrando que colesterol que está acima de 200mg/dL é considerado alto e prejudicial à saúde.

Sendo assim, existem alimentos que ajudam a diminuir o colesterol do tipo HDL. Alimentos como o alho, cebola, berinjela, água de coco, alcachofra, linhaça, pistache, chá preto, peixe, leite e amêndoas, são alguns exemplos.

Mas, de modo geral, você deve ingerir o máximo possível de alimentos que sejam naturais, ricos em vitaminas, minerais e que tenham pouca quantidade de gordura saturada.

O que acontece com o corpo?

Agora que você já sabe tudo sobre o colesterol, chegou a hora de saber o que o colesterol alto pode causar no corpo. É muito comum que o colesterol alto cause doenças cardiovasculares, como pressão alta, infarto ou derrame, além de entupimento de veia, sobrepeso e tontura.

Para que você consiga saber se tem o colesterol alto é preciso fazer um exame de sangue. Somente por meio dele o médico vai conseguir chegar a um diagnóstico e começar a fazer o tratamento para evitar e amenizar esses sintomas.

Tratamento

O tratamento para o colesterol alto é feito por meio de medicamentos via oral e por mudanças na alimentação. Além disso, você precisa começar a praticar atividade física, pois ajuda a baixar o nível do colesterol.

Então, o mais recomendado é que você evite comer alimentos embutidos, como salsichas, linguiças e presuntos, por exemplo. Como também, frituras, manteiga, margarina e fast food, carnes vermelhas gordas e bebidas alcoólicas.

Mas não se desespere e aprenda como derrotar esse vilão da saúde. Substitua os alimentos gordurosos e aqueles que favorecem o desequilíbrio do seu colesterol e viva com mais disposição e bem estar. Seguindo uma dieta balanceada e tomando os medicamentos você conseguirá ter uma vida normal.

Compartilhe seu amor
Enf. Raquel Souza de Faria
Enf. Raquel Souza de Faria

Sou Raquel Souza de Faria, Enfermeira (COREN – MG 212.681) Especialista em Docência do Ensino Superior, Consultora de Enfermagem em Núcleo de Segurança do Paciente, Gestora de Serviços de Atenção Básica/Saúde da Família. Empresária e Empreendedora, amante da Fitoterapia e das Terapias Holísticas, oferecendo bem-estar e prevenção de doenças como Auriculoterapêuta e Esteticista.
E-mail: [email protected]

Artigos: 249