O que comer para fortalecer seu sistema imunológico? Especialista responde

Uma dieta saudável pode evitar doenças e curar mais rapidamente outras

Gripes e resfriados incomodam o ano todo, por isso o SaúdeLab chega com várias dicas para fortalecer o sistema imunológico de uma maneira mais agradável, que é comendo. Todos já ouviram que canja de galinha e chá quente são a chave para vencer muitas doenças, mas além disso, a comida pode evitar que você fique doente em primeiro lugar? A imunologista norteamericana, Cassandra Calabrese, explica que a dieta certa pode sim ajudá-lo a prevenir doenças e a se recuperar mais rapidamente.

Uma dieta saudável pode ajudar seu sistema imunológico quando você já está doente?

Nenhum alimento é uma cura mágica quando você está doente, mas uma dieta saudável aumenta seu sistema imunológico acelerando a recuperação. “Não há dúvida de que uma dieta saudável melhora sua imunidade a doenças”, afirma Calabrese. “O que você coloca em seu corpo é importante para sua saúde geral, incluindo seu sistema imunológico”, conclui a especialista.

Como seu sistema imunológico é a defesa do seu corpo contra invasores como a  gripe , vale a pena alimentá-lo bem. Aqui está uma vantagem: os melhores alimentos que estimulam o sistema imunológico estão disponíveis no supermercado, e não é necessária nenhuma  dieta extrema.

Existem estudos que afirmam que uma alimentação equilibrada, contendo micronutrientes (vitaminas e minerais), ácidos graxos,  poli-insaturados, ômega-3 (presentes em peixes, por exemplo), são poderosos para o corpo humano. Além disso, outros compostos bioativos como os polifenóis, presentes inclusive no chá verde, fazem a imunidade funcionar.

Dieta anti-inflamatória

comer saladas para o sistema imunológico
Folhas verde escuras são importantes aliadas do sistema imunológico (Foto: Lachlan Ross)

 

Os fast foods, enlatados e instantâneos são alimentos que produzem inflamação. E quando seu corpo tem muita inflamação, o sistema imunológico fica mais frágil. Portanto, a dica é evitar gorduras saturadas e trans. Primeiramente, as gorduras trans são ruins para o coração e causam inflamação; alimentos que contenham óleos “parcialmente hidrogenados”, devem ser retirados da dieta. Em contrapartida, o ômega-3 é uma boa fonte de gordura anti-inflamatória.

A imunologista sugere:

  • Frutas e vegetais.
  • Proteínas magras como peixes e aves.
  • Leguminosas.
  • Nozes e sementes.
  • Azeite (com moderação).
  • Grãos integrais.

Diminua na dieta:

  • Carnes processadas como cachorro-quente e bacon.
  • Carne vermelha.
  • Açúcar e sobremesas.
  • Alimentos processados, fritos e rápidos.
  • Pães e grãos brancos ou refinados.

Quando estiver confortável com essas mudanças, dê outro passo. Você pode substituir a carne vermelha e processada por peixe e frango magro. Em vez de  leite integral , tente sem gordura.

Consuma muita cebola e alho, por exemplo, esses temperos são grandes aliados do sistema imunológico. O alho tem função imunoprotetora e contém selênio e zinco, nutrientes que ajudam muito a evitar gripes e outras doenças. Já a cebola possui quercitina, um potencializador da função imune, que além de prevenir doenças virais, combate também as alérgicas.

Ainda segundo Calabrese, o iogurte natural é rico em cálcio e lactobacilos, que ajudam a melhorar a flora intestinal e fortalecem o sistema imunológico. Vegetais verde escuros, por exemplo, possuem vitaminas A, B6 E B12, responsáveis pela maturação das células imunes, ajudando na resistência às infecções. Dessa maneira podemos citar couve, rúcula e espinafre. Por fim, rico em vitaminas C, B6 e com ação bactericida, o gengibre tanto usado em chás como em sopas, apresentam excelentes resultados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação