Páprica defumada faz mal? Entenda sua origem e efeitos no organismo

Um tempero que dá um sabor mais que especial, mas, será que faz mal?

Você tem o costume de usar páprica defumada nas suas comidas? Se sim, então você sabe a diferença que ela faz nos pratos. Entretanto, apesar de saborosa, é sempre bom ter cuidado com os temperos que você utiliza. Afinal, dependendo de qual for, ele pode vir a ser prejudicial. Sendo assim, venha com SaúdeLab e entenda se a páprica defumada faz mal ou se ela é benéfica para a saúde.

Atualmente existem diversos temperos industrializados que são problemáticos para a nossa saúde, por conterem muitos aditivos. E o problema é que eles podem ser difíceis de se identificar, de forma que diversas pessoas acabam comprando um tempero de má qualidade sem sequer perceber. Por isso é sempre bom conhecer as propriedades dos temperos que você utiliza em casa.

Diferenças entre os tipos de páprica

Primeiramente, caso você não saiba, existem diferentes tipos de páprica, sendo elas a defumada, doce e picante. Todas elas são feitas a partir do pimentão vermelho desidratado, mas o tipo de pimentão e forma de produção não são os mesmos. Então antes de dizer se a páprica defumada faz mal, vale a pena conferir no que ela se difere.

  • Doce: essa é considerada a páprica padrão. Possui o sabor característico do tempero, mas ao mesmo tempo ele é menos picante e forte que as outras.
  • Defumada: conforme fora dito, a páprica é feita a partir de pimentão desidratado. Mas no caso da páprica defumada, essa desidratação ocorre em um forno a lenha. Isso confere justamente o sabor defumado dela.
  • Picante: como o próprio nome já sugere, a páprica picante é mais ardida que as outras. Muitas pessoas pensam que ela possui pimenta adicionada, mas na realidade essa característica pertence ao tipo de pimentão usado, o qual é diferente do das outras pápricas.

Leia também: Páprica previne câncer e muito mais; conheça seus benefícios e saiba como usar

A páprica defumada faz mal ou não?

Se for de boa qualidade e procedência, a páprica defumada é feita basicamente de pimentão vermelho. Com isso, a ideia de que a páprica defumada faz mal acaba vindo da capsaicina, uma substância que pode causar irritações na parede do estômago. Mas ao mesmo tempo, a capsaicina também age como um antioxidante no nosso organismo.

Além da capsaicina, a páprica defumada também contém vitaminas e carotenoides, que estão associados a benefícios ao sistema imunológico e até mesmo à nossa visão. Ou seja, o consumo moderado do tempero na verdade pode ser bastante benéfico para a saúde, e a capsaicina não é um motivo suficiente para dizer que a páprica defumada faz mal. Port

Tenha muito cuidado com a conservação da páprica

Por incrível que pareça, a páprica defumada é extremamente atrativa para insetos. Esse talvez seja outro motivo pelo qual algumas pessoas dizem que a páprica defumada faz mal, já que alguns insetos podem depositar nela substâncias prejudiciais para a nossa saúde. Mas como esse não é um problema da páprica em si, basta ter cuidado ao armazenar e conservar ela e não terá com o que se preocupar.

Leia mais: Conheça as 5 melhores pimentas para saúde: descubra cuidados no consumo e até como fazer chá

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação