O que piora infecção urinária? Saiba o que nunca deve ser feito

A infecção urinária pode ser um problema de saúde bastante grave. Dependendo do caso, ela é capaz de causar bastante dor e desconforto. Portanto, para poder combater esse problema, venha com o SaúdeLab e veja o que piora infecção urinária, e o que deve ser evitado para que essa doença não se perpetue constantemente.

De antemão, apesar da doença não ser letal ou muito perigosa, a infecção urinária consegue ser extremamente debilitante. Ela piora consideravelmente a qualidade de vida da pessoa, especialmente quando ela é recorrente. Logo, é muito importante conhecer as causas, sintomas e formas de combater esse problema de saúde.

O que são as infecções urinárias de fato?

Primeiramente, é necessário entender melhor o que essa doença é antes de falar sobre os tratamentos e afins. No caso, por se tratar de uma infecção, o agente responsável pela doença são os microrganismos, especialmente bactérias. Elas atingem diferentes partes do trato urinário, recebendo nomes diferentes de acordo com a estrutura afetada.

As pessoas que estão afetadas pelas infecções urinárias costumam demonstrar sintomas como ardência ao urinar, aumento na frequência do mesmo, dores na bexiga e febre. Já em casos mais graves, é possível encontrar sangue na urina (hematúria), demonstrando que é necessário agir e tratar o problema com maior urgência.

Veja aqui: Segurar xixi causa infecção urinária? Veja os principais motivos que fazem você adoecer

O que pode favorecer a ocorrência da infecção?

  • Falta de higiene pessoal: a higienização das partes íntimas é um dos fatores mais importantes para a eliminação das bactérias causadoras de infecções urinárias. Logo, ao faltar com a higiene pessoal, as bactérias podem se desenvolver muito mais.
  • Roupas íntimas justas ou grossas: ao utilizar roupas íntimas que retém muita umidade ou calor, o desenvolvimento de bactérias infecciosas é favorecido.
  • Urinar com pouca frequência: ao ir no banheiro para urinar permite que as bactérias do trato urinário possam ser eliminadas juntamente com a urina. Portanto, deixar de ir ao banheiro com uma boa frequência pode ser problemático. Além disso, evite segurar o xixi e não se exponha aos riscos de infecções urinárias recorrentes.
  • Tabagismo e alcoolismo: cigarros e bebidas alcoólicas causam irritações no trato urinário, deixando ele mais vulnerável a infecções. O mesmo vale para bebidas cafeinadas e temperos fortes.
  • Tomar pouca água: a baixa ingesta de líquidos, principalmente de água, é um dos fatores que aumentam as chances de ter infecções urinárias e pioram o quadro quando já está instalado.

Leia também: Chá para Infecção Urinária: conheça 6 opções poderosas

O que piora a infecção urinária?

Agora, se você já tem os sintomas da infecção urinária saiba o que pode torna-la ainda pior:

  • Não buscar atendimento médico: sim, a infecção urinária precisa ser combatida com uso de antibiótico e somente o médico pode prescrevê-los, então busque tratamento imediatamente.
  • Exagerar nos alimentos contendo cafeína: evite consumir em excesso café, chá mate, chá verde e outros alimentos ricos em cafeína.
  • Não beber água: é comum as pessoas ficarem com medo de fazer xixi na infecção urinária devido a dor de sentem, mas este é o maior erro, pois o rim precisa trabalhar para poder eliminar as bactérias alojadas na bexiga, portanto, exagere na água.
  • Possuir doenças crônicas prévias: quem sobre de doenças crônicas como a diabetes precisa ter um cuidado muito maior para não contrair uma infecção urinária.
  • Falta de higiene adequada: Capriche na higiene íntima quando estiver com infecção urinária, faça banhos com mais frequência e uso sabonetes adequados para a região, esse cuidado é essencial.
  • Optar por roupas que não deixar a pele “respirar”: na ocorrência de uma infecção urinária opte por roupas leves e que permitam a as partes íntimas “respirem” um pouco mais. Esta medida traz mais conforto e acelera a recuperação.

Como fazer para tratar e combater o problema?

Por fim, além de evitar todos os costumes citados acima, também existem alguns hábitos de vida que podem reduzir consideravelmente a ocorrência das infecções urinárias.

  1. Beber bastante água, por exemplo, aumenta a eliminação da urina e, consequentemente, de bactérias.
  2. O mesmo vale para a higienização das partes íntimas, que deve ser feita com água e sabão neutro, e de forma regular.
  3. Cuidar da alimentação e priorizar aumento da imunidade com frutas e legumes ricos em vitamina C e zinco, por exemplo.
  4. Urinar sempre que sentir vontade.
  5. Evite usar roupas escuras e apertadas, esse ambiente escuro e abafado facilita a proliferação de microrganismos causadores de infecções urinárias.

Por outro lado, se você suspeita de que está sofrendo com esse problema, o mais importante é procurar o atendimento médico. Isso é de extrema importância, especialmente se a infecção é frequente, para que você possa receber os medicamentos e orientações corretos. Assim, você sempre evita o que piora a infecção urinária.

Leia mais: O que causa infecção urinária de repetição? Veja como evitar e tratar corretamente

Você merece! Veja as MELHORES DICAS para ter uma boa ROTINA de AUTOCUIDADO

Os cuidados com sua saúde precisam ser constantes. Aliás, você o que é uma rotina de autocuidado? A importância de estabelecer cuidados com o corpo e a mente transcende a beleza, sabia? Clica nesse vídeo e aprenda como se cuidar em todos os sentidos.

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915