O que pode ser dor no calcanhar e como fazer para melhorar?

A sobrecarga nas articulações pode ser o início de tudo. Mas existem outras patologias que podem provocar as dores.

Você sente dores no calcanhar? Como saber se é grave? Hoje vamos trazer de forma clara as possíveis causas do que pode ser dor no calcanhar e te deixar bem-informado sobre como agir para melhorar e recuperar seu bem-estar. Acompanhe aqui no Saúde Lab e aprenda tudo sobre dor e não sofra mais sem fazer nada.

Tendo em mente que os pés suportam o peso do nosso corpo há de se levar em conta a obesidade. A sobrecarga nas articulações pode ser o início de tudo. Mas existem outras patologias que podem provocar as dores. Conheça-as a seguir.

Descubra o que pode ser dor no calcanhar

Existem diversos fatores que podem causar dor no calcanhar e você vai entender rapidamente. Saiba que as causas que serão apresentadas a seguir podem gerar dor constante ou apenas quando você pisa no chão, além de que pode surgir em apenas um dos pés ou em ambos.

Uso de calçados inapropriados para as atividades diárias podem piorar a dor no calcando, logo é importante escolher aqueles mais confortáveis possíveis. Desde tênis de corrida, caminhada ou os de trabalho.

Mas, para que você possa identificar o que está causando esse desconforto no seu pé, é necessário observar os sinais e sintomas de dor no calcanhar. Dessa maneira ao relatar ao médico como surgiu a dor, onde e quando dói agilizará o diagnóstico.

Entre as principais causas dessa dor no calcanhar está a bursite, esporão, fascite plantar entre outras. Sendo assim, continue lendo e saiba com mais detalhes sobre cada um dos tópicos a seguir.

Bursite

A bursite é uma das causas da dor na região do calcanhar, isso porque há uma inflamação da Bursa, uma pequena bolsa que serve para amortecer o impacto do pé no chão enquanto caminhamos. Essa bolsa, fica localizada entre a região do calcanhar e o tendão de Aquiles (parte superior do calcanhar).

Dessa forma, esse tipo de inflamação pode surgir de esforço na articulação dos pés quando caminhamos por um longo período ou não temos o costume de correr. Além disso, é muito comum em atletas. Para aliviar essa dor o médico pode recomendar anti-inflamatório e compressas de gelo.

Veja também: Dor no pé após caminhada, o que pode ser? Veja agora e não sofra mais

Esporão

médico avaliando dor calcanhar
Descubra o que pode ser dor no calcanhar – Imagem: Canva Pro

Outra causa do que pode ser dor no calcanhar é o esporão do calcâneo. Como o nome sugere, o esporão do calcâneo é o surgimento de uma pequena projeção fibrosa que se desenvolve no osso do calcanhar.

Esse tipo de inflamação é muito comum em pessoas que têm mais de 40 anos, pessoas que estão acima do peso e que praticam muita corrida.

A dor pode ser aguda e ao fazer repouso ou compressas de gelo ela tende a desaparecer. Mas não se engane, pois com o passar do tempo ela retorna, principalmente se você não eliminar as causas.

Fascite plantar

Diferente das demais causas da dor na região do calcanhar, a fascite plantar é uma inflamação que afeta a fáscia, um tecido que sustenta todo o pé. Alguns fatores que levam a uma inflamação dessa região é ficar longos períodos de tempo em pé, esporão no calcanhar, ter o pé plano, sobrepeso e fazer atividade física em excesso, por exemplo.

Muitas pessoas sentem a dor quando estão em repouso. Ou seja, assim que se levantam pela manhã não conseguem colocar o pé no chão. À medida que vão retomando as atividades ao longo do dia a dor vai diminuindo.

Pancadas ou entorses

São muitas as situações que podem causar traumas nos pés. Torcer o pé ou tropeçar, usar calçados de salto alto por muito tempo, bater o calcanhar em um local e atividade física em excesso. Nesse caso, o mais indicado é fazer um repouso de pelo menos 2 dias. Mas assim que possível busque ajuda médica para avaliar seus pés e ver se está tudo em ordem.

Formato do pé pode causar dor no calcanhar

Por fim, sobre o que pode ser dor no calcanhar, o formato do pé também pode influenciar. Pessoas que tem um pé plano ou arco muito elevado, por exemplo, tendem a sentir mais dor nessa região. Lembrando que a forma de caminhar também pode interferir.

Um ortopedista ou um fisioterapeuta são profissionais qualificados para fazer essa avaliação no formato dos pés e como é a pisada ao caminhar. Isso faz toda diferença para saber o que pode ser a dor no calcanhar.

O que fazer para melhorar a dor no calcanhar?

Observe outros fatores de riscos:

  • musculatura da perna enfraquecida;
  • uso de calçados sem amortecedores;
  • inatividade física;
  • excesso de peso;
  • outras doenças (artrite, artrose etc).

Além das possíveis causas citadas ao longo do texto esses fatores de risco também podem ser os vilões que podem provocar dores no calcanhar. Assim que você se identificar com algum deles tente eliminar o quanto antes e melhorar a dor nos calcanhares. Se necessário, com ajuda de um profissional de saúde, seja médico, personal treine ou um fisioterapeuta.

Lembre-se de fazer alongamentos, evitar uso de calçados que pioram a dor, praticar exercícios adequados e que não forcem os pés.

Ademais, fazer compressas de gelo, usar palmilhas e/ou protetores de calcanhar, fazer escalda pés e massagens, e terapias alternativas como acupuntura podem ajudar a aliviar as dores nos pés.

Leia também: Dor no joelho, o que pode ser? Não fique sofrendo sem buscar soluções; confira!

DOR NO PÉ POR FASCITE PLANTAR OU ESPORÃO CALCÂNEO: QUANDO SUSPEITAR? O QUE FAZER?

Entenda mais do assunto com Dr. Mauro Dinato– Ortopedista especialista em pé (CRM: 97447/ SP)

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação