O que significa ter o pé chato? Conheça as principais causas e como tratar

Talvez você já tenha ouvido falar em pé chato, também conhecido por pé plano. Essa condição física é relativamente comum, e pode acarretar problemas de saúde consideráveis. Portanto, venha com o SaúdeLab e entenda o que significa ter o pé chato, quais as principais causas e problemas, e como ela pode ser tratada.

À primeira vista, ter o pé chato pode parecer algo inofensivo, incapaz de nos prejudicar. Entretanto, é importante ter em mente que andar é uma de nossas capacidades básicas, responsável por permitir com que nós possamos nos deslocar de um lugar para outro. Ou seja, a partir do momento que há uma alteração física na locomoção, mesmo que seja aparentemente mínima, a influência pode ser grande.

O que o pé chato é de fato?

Para compreender o que é o pé chato, é preciso conhecer uma estrutura chamada arco plantar. Ela é uma estrutura óssea do pé composta por tendões e ligamento, que confere uma leve curvatura no pé. Em pessoas com o pé chato, a curvatura dessa estrutura é reduzida ou inexistente, fazendo com que o pé seja reto e encoste a sola totalmente no chão ao se apoiar nele.

Diferentes tipos de pés chatos

Existem dois tipos diferentes de pés chatos, sendo eles os flexíveis e os rígidos. Como os próprios nomes já sugerem, os pés chatos flexíveis são aqueles em que o arco plantar pode exercer uma curvatura através de determinados movimentos ou manipulações, enquanto os pés chatos rígidos não apresentam a curvatura do arco plantar em nenhum momento.

palmilha para pé chato
O médico ortopedista e o fisioterapeuta são profissionais habilitados para indicar soluções para o pé chato. Foto: Canva Pro

O que pode causar essa condição?

É possível observar que o pé chato é bastante comum em crianças que estão aprendendo a andar. Entretanto, isso ocorre pois os ossos dos pés ainda estão em formação, portanto não há com o que se preocupar. Por outro lado, caso seja um pé chato rígido, a causa pode ser uma coalizão tarsal, onde há a junção de dois ossos dos pés. Ou seja, é necessário consultar um médico especializado para melhor investigação.

No caso dos adultos, a causa mais comum do pé chato são os problemas de insuficiência do osso tibial posterior. Entretanto, também é possível adquirir essa condição através de traumas e micro traumas, doenças inflamatórias ou sistêmicas, e alterações no colágeno.

Quais são as formas de tratamento?

Nas crianças com coalização tarsal, é necessário realizar um processo cirúrgico, e por isso deve ser bem investigado com o Ortopedista. Contudo, se for um caso comum de pé chato, basta fazer com que ela tenha o hábito de andar descalça, incentivando-a a caminhar, e utilizar palmilhas.

Para os adultos, apenas casos mais graves necessitam de intervenção cirúrgica. Geralmente, é possível corrigir essa condição através de palmilhas e calçados especiais. Ademais, a fisioterapia também pode ser uma grande aliada no tratamento. Tudo irá depender das condições e do diagnóstico profissional.

Busque ajuda especializada para indicar as melhores soluções para seu caso. Não utilize palmilha de outra pessoa, pois ela é indicada individualmente, de acordo com cada necessidade a ser corrigida.

Leia mais: Como fazer para higienizar os sapatos contaminados? Elimine a sujeira em 3 passos

Já fez ou vai fazer tatuagem?! Conheça dicas importantes sobre o assunto com especialista

Neste vídeo Janaína Barros entrevista Sergio Maciel, especialista em tatuagens, com mais de 30 anos de experiência no assunto. O tatuador fala de seu trabalho com tatuagens reparadoras, sobre os mitos que envolvem o tema e tira diversas outras dúvidas. Assista agora, curta e compartilhe!

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915