Neuroma de Morton: sapatos apertados ou com bico fino podem causar tumores nos pés

A doença afeta principalmente mulheres.

O neuroma de Morton é uma condição clínica que gera dor intensa na planta dos pés dando a sensação da presença de pedra no sapato ou ainda, uma dobra na meia. Mas, quais são as principais causas? Tem como tratar? Dr. Alexandre Leme Godoy dos Santos, professor do Departamento de Ortopedia da Faculdade de Medicina da USP e chefe do Serviço de Cirurgia de Tornozelo e Pé da USP, explica, ao SaúdeLAB, as razões pelas quais essa doença gera dor intensa.

Neuroma de Morton

A doença é caracterizada por um nódulo benigno que afeta o nervo existente entre os dedos do pé e foi observado em 1876 por Thomas Morton. Sobre a dor intensa, Dr. Alexandre explica que, quando os nervos são atingidos, o indivíduo sente dores agudas na planta ou ainda nos dedos dos pé. Aliás, isso ocorre pois forma-se um tumor benigno em o 3° e 4° dedos do pé. Inclusive, também é comum observar, no neuroma de Morton, um formigamento no local, câimbra, queimação, além de dormência na planta ou nos dedos do pé.

Aliás, o termo “neuroma” é utilizado equivocadamente, afinal, não é uma doença neoplásica e também não é um verdadeiro “neuroma” que são tumores de derivam de células nervosas, não sendo este o caso. O termo deve ser corretamente utilizado como metatarsalgia de Morton.

Neuroma de Morton
Neuroma de Morton: sapatos apertados ou com bico fino podem causar tumores nos pés. Foto: Adaptação

Quais pessoas podem ser mais acometidas

Os indivíduos que possuem outros problemas nos pés pode também desenvolver o neuroma de Morton com mais facilidade. Assim, quem tem pé chato ou com arcos altos ou ainda joanetes e outros problemas precisa ficar atento.  Aliás, quem pratica esportes de repetição, como maratonistas, por exemplo, ou atividades físicas que aumentam a pressão no pé, como esportes com raquetes, também tendem a sofrer mais com o problema.

Tratamento

Para amenizar o problemas é necessário fazer algumas adaptações que vão desde uma simples troca de calçado até o uso de medicação. O neuroma de Morton normalmente não requer cirurgia, apenas quando a inflamação já está em estado avançado, e nesses casos a recuperação ocorre em seis semanas. Dr. Alexandre alerta que, se após o tratamento ou a cirurgia a pessoa continuar repetindo os mesmos atos, como o uso de sapatos inadequados, a doença pode voltar. Ele diz ainda que a obesidade também contribui para o agravamento do quadro.

Quando um profissional deve ser procurado

O neuroma de Morton é uma doença tratável e que tem bom prognóstico, portanto, se mesmo após fazer a troca de calçados e reduzir atividades que forcem a estrutura dos pés a dor ainda persistir, um profissional deve ser consultado, afinal, pode ser o caso de uma cirurgia para que as dores cessem e o indivíduo possa ter uma vida normal.

Continue a leitura: O que são tipos de pisada pronada e supinada? Veja os problemas que elas podem causar

*Fonte: Jornal da USP por Sandra Capomaccio

GENGIBRE: Conheça todos os BENEFÍCIOS e saiba como usar nas RECEITAS

O gengibre ganhou fama de superalimento nos últimos tempos, mas isso não foi à toa! Afinal, vários estudos já mostram seus benefícios para a saúde. Então, neste vídeo, você vai conhecer 6 benefícios incríveis do gengibre e também como usar na culinária.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação