Óleo de Prímula auxilia na menopausa, TPM e muito mais

Óleo de Prímula – A rotina de vida da maioria das pessoas tem ficado cada vez mais corrida e muitas vezes, menos saudável. Por isso, muitos buscam por formas de mudar isso, seja através de produtos práticos ou novos hábitos alimentares.

Com isso, suplementos e óleos naturais têm tido uma demanda cada vez maior, tendo em mente as suas qualidades e benefícios. Venha com o SaúdeLab, conheça mais sobre o óleo de prímula, para que serve e quais os efeitos dele no nosso organismo.

À primeira vista, é comum ter um pouco de receio ao incluir o consumo de suplementos em seus hábitos de vida.

Porém grande parte desse receio vem do desconhecimento a respeito dos benefícios que esse tipo de produto pode nos oferecer, especialmente no caso do óleo de prímula.

Por isso é tão importante conhecer melhor a composição dele e entender os seus efeitos.

O que é o óleo de prímula de fato?

O óleo de prímula é obtido através das sementes da Oenothera biennis L nome científico da prímula.

Mas, para poder falar sobre os benefícios que ele oferece para nossa saúde, é preciso conhecer um pouco mais de sua composição. No caso, ele apresenta dois compostos que podem ser considerados como os seus principais, sendo eles os ácidos gamalinolênico e linoleico que compõe o famoso ômega 6.

Estes por sua vez são tipos diferentes de ácidos graxos, mas ambos são essenciais.

Quando se diz que um composto ou nutriente são essenciais, como no caso dos ácidos graxos citados, significa que nosso corpo não possui a capacidade de produzi-los por si só.

Ou seja, os ácidos gamalinolênico e linoleico são compostos importantes para o corpo que só podem ser adquiridos através da alimentação ou suplementação, como é o caso do óleo de prímula.

Leia mais: Óleo de Cártamo ajuda a combater o colesterol e mais; conheça seus benefícios

Principais benefícios do óleo para a saúde

Combate problemas de pele

Ajuda combater problemas de pele diversos, como a acne, dermatite atópica e eczema, melhorando a saúde e aparência da pele no geral.

Saúde capilar

Combate a queda de cabelo de maneira bem eficiente.

Regula hormônios

Melhora a regulação de determinados hormônios, especialmente os hormônios sexuais, o que pode ser mais vantajoso para as mulheres. Logo, ajuda mulheres que sofrem com algum tipo de infertilidade, aumentando as chances de reprodução.

Melhora TPM

Combate alguns dos principais sintomas da TPM, como o inchaço, irritação e cólica.

Alívio na menopausa

Melhora a qualidade de vida de mulheres que atingiram a menopausa. De fato, ele alivia os sintomas de calor (fogacho), atua na saúde das unhas, e reduz ansiedade.

Como fazer o consumo correto do produto?

Tendo em mente alguns dos benefícios que o óleo de prímula oferece, você provavelmente já despertou algum interesse em começar a consumir esse suplemento.

Entretanto, a forma de consumo é um aspecto muito importante a ser observado, especialmente em relação a quantidade. Esses fatores podem variar muito de uma pessoa para outra, pois eles dependem das intenções e do porte físico de cada um.

Como o produto participa muito na regulação de hormônios, ele acaba sendo uma contraindicação para mulheres grávidas. Por outro lado, dada essa exceção, os benefícios do óleo de prímula podem ser aproveitados por qualquer um, desde que ele seja tomado na medida certa.

Geralmente, a dose ideal é de 1 a 4 gramas diárias, porém certifique-se de consultar um nutricionista ou médico especializado antes de consumir o produto por conta própria.

Leia mais: Perimenopausa e Menopausa: entenda os sintomas deste período na vida da mulher

APRENDA sobre o uso dos ÓLEOS ESSENCIAIS; Dicas Incríveis

Os óleos essenciais viraram os queridinhos nos lares de muitos brasileiros. Isso por causa das suas diversas propriedades de limpeza e cura, especialmente através da aromaterapia. Os óleos essenciais são substâncias liberadas por plantas, sintetizadas e armazenadas. Ou seja, são de origem completamente vegetal.

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915