Ômega 3 é bom para memória? Entenda melhor seus verdadeiros efeitos na saúde

Podemos obter incontáveis benefícios para a saúde a partir de fontes de ômega 3

Sem dúvidas, o nosso sistema nervoso é talvez a parte mais importante do organismo. Ele é responsável por controlar basicamente todas as atividades do corpo. Isso inclui a nossa capacidade de produzir e guardar memórias, que pode ser beneficiada por alguns nutrientes. Sendo assim, o SaúdeLab vai ensinar se o ômega 3 é bom para memória e onde ele pode ser encontrado.

Você muito provavelmente já ouviu falar do ômega 3 pelo menos uma vez na vida. Ele é um dos nutrientes mais cobiçados atualmente, graças as incontáveis propriedades que ele oferece para a saúde. Através do consumo dele, podemos beneficiar o organismo de diversas formas. Resta saber se a nossa memória também é beneficiada pelo ômega 3, ou se isso é apenas um mito.

O ômega 3 é bom para memória?

Por incrível que pareça, o ômega 3 é um tipo de gordura, denominada de gordura poli-insaturada. Ela é muito diferente das gorduras saturadas, que costumam ser encontradas em carnes vermelhas ou embutidas, frituras e alimentos industrializados. No caso, as gorduras insaturadas possuem uma potente ação anti-inflamatória, e é nela que devemos focar para entendermos se o ômega 3 é bom para memória.

Geralmente, por causa de sua ação anti-inflamatória, o ômega 3 é associado com benefícios paro o sistema cardiovascular e até mesmo para a pele e beleza. Contudo, quando no nosso organismo, esse nutriente favorece a as atividades dos neurônios e a fluidez das membranas cerebrais. Ademais, o ômega 3 ainda mantém essas membranas protegidas contra possíveis lesões. Com esses efeitos, podemos concluir que o ômega 3 é bom para memória de fato.

Leia mais: Ômega 3 faz mal para o fígado? Saiba quais os cuidados necessários ao tomar

Outros benefícios do ômega 3 para a saúde

  • Previne doenças neurodegenerativas: como o ômega 3 é bom para memória e a saúde cerebral como um todo, ele é um aliado na prevenção de algumas doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer.
  • Combate a depressão: outra vantagem de se ter uma melhor saúde e atividade cerebral é a promoção do bem estar emocional e psicológico, que é essencial para amenizar a depressão.
  • Controla a diabetes: os benefícios do ômega 3 vão muito além do sistema nervoso. Acredita-se que ele seja capaz de reduzir os níveis de glicose no sangue, algo muito vantajoso para diabéticos.
  • Cuida da saúde cardiovascular: conforme fora dito, o ômega 3 é muito conhecido pelos seus efeitos no sistema cardiovascular. No caso, ele é capaz de reduzir os níveis de colesterol. Isso previne a formação de placas de gorduras nos vasos sanguíneos e, consequentemente, o desenvolvimento de doença cardiovasculares.

Por fim, onde podemos encontrar o nutriente?

Atualmente, é muito comum as pessoas consumirem o ômega 3 através de suplementos alimentares, no formato de cápsulas. Mas o uso desse tipo de produto sempre precisa ser feito sob a orientação de um nutricionista ou outro médico especializado. Sendo assim, a melhor forma de garantirmos que nosso organismo tenha acesso ao ômega 3 é consumindo alimentos que sejam fonte dele. Portanto confira a seguir alguns dos principais exemplos:

  • Óleo de linhaça
  • Salmão
  • Sementes de chia
  • Nozes
  • Arenque
  • Óleo de canola
  • Sementes de linhaça
  • Anchova

Leia mais: Quais São os Alimentos Ricos em Ômega 3

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação