Orégano faz mal para o fígado? Entenda como ele age no organismo

A princípio, o orégano entra naquela categoria de temperos que podem ser usados para uma infinidade de pratos. Talvez muito dessa versatilidade se dê pelo seu sabor, que é no mínimo único. Contudo, algumas pessoas dizem que o orégano faz mal para o fígado, e por isso deve ser evitado. Sob esse ponto de vista, o SaúdeLab vai te ensinar os benefícios e malefícios desse tempero, e dizer se é verdade que o orégano faz mal para o fígado.

Sem dúvidas, quando se fala em orégano, a primeira comida que vem a cabeça de muitas pessoas é a pizza. Mas existem outros pratos que são muito melhores e mais saudáveis para aproveitar os efeitos dele. Inclusive uma das melhores formas de extrair as propriedades do orégano é através de chás. Porém é importante conhecer essas propriedades antes de sair consumindo o tempero.

O orégano faz mal para o fígado mesmo?

De antemão, o fígado é um dos órgãos mais importantes do nosso organismo, mas também é um dos que mais pode sofrer complicações. Nossa alimentação afeta diretamente a saúde do fígado, de forma que diversas comidas podem sobrecarregar ou prejudicar a função dele. Logo, questionar se o orégano faz mal para o fígado é algo bastante importante, especialmente para quem já sofre de problemas hepáticos ou que costuma usar muito orégano.

Felizmente, não é possível afirmar que o orégano faz mal para o fígado. Na realidade, o tempero pode até mesmo ser benéfico para ele. Isso se dá pelo fato de que ele estimula a secreção da bile, tarefa que é realizada pelo fígado. Consequentemente ele ajuda na digestão dos alimentos, e combate problemas como os gases e indigestão. No entanto, se você já possui algum problema no fígado, o consumo de orégano requer atenção, portanto, questione seu médico se, no seu caso, você pode ou não consumir este tempero.

Leia também: Chá de Orégano possui vários benefícios; mas todo mundo pode tomar? Entenda

Outros benefícios do orégano para a saúde

  • Fortalece os ossos: à primeira vista pode ser difícil de acreditar, mas o orégano é fonte de minerais como o cálcio e o manganês. Estes são de extrema importância para a constituição dos nossos ossos.
  • Funciona como antioxidante: um dos benefícios mais interessantes e proveitosos do orégano é o fato dele ser um antioxidante bem forte. De maneira geral, os antioxidantes são muito importantes para combater os radicais livres do organismo, que causam o envelhecimento precoce e doenças neurodegenerativas.
  • Protege a pele: enquanto os antioxidantes previnem o envelhecimento precoce, o timol e carvacol, também presentes no orégano, protegem a pele contra infecções causados por microrganismos.
  • Favorece o emagrecimento: o orégano contém uma substância denominada carvacrol, capaz de modular alguns genes e de inflamar o tecido adiposo. Com isso, ela acaba facilitando a perda de peso.
  • Ajuda na menstruação: por incrível que pareça, o orégano é capaz de regular a menstruação e a secreção de hormônios durante o ciclo menstrual. Ademais, ele também pode ser eficaz no combate contra as cólicas.

Existe algum malefícios em se consumir o orégano?

Por mais que não seja possível dizer que o orégano faz mal para o fígado, existem sim alguns casos que ele pode ser prejudicial. Porém são casos em que os efeitos negativos não ocorrem por causa do tempero em si, e sim da forma de consumo. Por exemplo, quando em excesso ou caso ele seja consumido por pessoas alérgicas, o orégano pode causar irritações na pele, diarreia e vômito. Sendo assim, tenha moderação e consciência no consumo.

Leia mais: Páprica defumada faz mal? Entenda sua origem e efeitos no organismo

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915