Oxímetro de Dedo: Melhor Marca do Mercado

Oxímetro de dedo, melhor marca, melhor produto: saiba tudo!

Nem todo mundo conhece o que é um oxímetro ou qual a sua utilidade. Saiba, contudo, que assim como um medidor de glicose e um aparelho de pressão, esse produto é fundamental e indispensável em sua casa. Por isso neste artigo você conhecerá tudo sobre oxímetro de dedo, melhor marca, como usar e qual produto específico é o mais adequado a você.

Para tanto, separamos a seguir uma breve lista com os oxímetros mais bem avaliados e os mais vendidos do mercado.

Oxímetro de dedo ou de pulso: qual o melhor?

Como um oxímetro é um produto não invasivo, ele pode ser utilizado preso ao pulso ou a um dedo. Ambos os modelos funcionam perfeitamente, desde que pertençam a uma fabricante de qualidade e autorizada pelas autoridades responsáveis no país.

De qualquer modo, o oxímetro de dedo é um modelo que, apesar da grande procura que recebe, está começando a dar lugar aos modelos de pulso. Os modelos de pulso possuem maior precisão, visto que são inteiramente digitais e não são afetados por movimento cinéticos ou elétricos.

 

Dellamed
Premium
Oxímetro de Dedo
Garantia: 24 Meses
Tela: Digital LED
Rossmax
Fingertip
Oxímetro de Pulso e de Dedo
Tela: LED colorido
Fácil uso, apenas um botão

4 Melhores oxímetros de dedo

Agora que você já sabe tudo a respeito desse fantástico aparelho, vamos ver quais são os melhores modelos do mercado, qual a melhor marca, entre outras coisas. Há uma infinidade de produtos do tipo disponíveis em farmácias físicas e online e até mesmo em lojas de varejo, e por isso mesmo viemos facilitar a sua procura.

Você verá que alguns oxímetros são mais caros do que outros, mas não se deixe levar pelo valor. Leia com atenção as especificações, converse com um especialista e verifique qual dos aparelhos abaixo se encaixa perfeitamente em suas necessidades.

 

 

Além disso, esse produto, visto que pode ser utilizado no pulso, mede também a frequência cardíaca. Sua tela é de LED, colorida, para facilitar a visualização de todos os resultados. Possui apenas um botão, de modo que não oferece complicações a nenhum usuário.

A carga contínua desse oxímetro é de até 18 horas, por isso mesmo que faça várias medições ao longo do dia, irá demorar um bom tempo para que acabe a bateria. Ele desliga automaticamente após ficar 8 segundos sem ser usado. Vem com um cordão para ser transportado ao pescoço e emite avisos sonoros quanto à medição e quanto à bateria.

melhores oxímetros de dedo

Qual a melhor marca de oxímetro de dedo? Talvez seja a Geratherm. A Geratherm é uma empresa nacionalmente conhecida por fabricar diversos produtos relacionados à área da saúde. É conhecida por ótimos glicosímetros e aparelhos que verificam a tensão arterial. É por isso que quando o assunto é oxímetro de dedo, melhor marca possivelmente seja a Geratherm, e o Oxicontrol vem tentando provar isso.

Esse produto está entre os mais utilizados por profissionais da saúde. Ele mede com precisão a porcentagem de oxigenação do sangue, tanto em adultos quanto em crianças. Seu display revela a informação em seis modos diferentes.

Os índices nos quais você deve prestar atenção são a saturação da SpO2, pulso e barra de frequência do pulso. Esse último índice irá piscar e mostrar a sua pulsação cardíaca. Mesmo que pareça complicado utilizar esse oxímetro, não é. Ele possui apenas um botão, que você irá utilizar para passar por todas as informações.

Para realizar a medição é igualmente simples. Basta que o paciente ou usuário pouse um dedo sobre o sensor fotoelétrico. No display aparecerá os valores relativos à presença de hemoglobina no sangue. Para facilitar a medição, é possível mudar a cor e o brilho do aparelho.

oxímetro de pulso e de dedo dellamed

A Dellamed é uma marca que corre por fora quando o assunto é produtos de saúde. Isso não significa, no entanto, que não seja uma fabricante de confiança e que ofereça aparelhos de ampla qualidade. É o caso desse oxímetro, que serve tanto para medições a partir do pulso quanto do dedo.

Esse aparelho é resistente a interteferências de luz ambiente e é extremamente preciso em medições de baixa perfusão. É compacto, discreto e super simples de usar. É perfeito para uso profissional, seja por médicos ou especialistas, assim como por cuidadores geriátricos, por equipes atléticas ou mesmo para uso caseiro.

O display em LED mostra a frequência cardíaca, SpO2 e gráfico de intensidade do seu pulso. Após 8 segundos fora de uso, o aparelho desliga automaticamente. Funciona com duas pilhas recarregáveis ou duas pilhas alcalinas AAA. A duração de sua energia ronda, em média, 30 horas de funcionamento contínuo.

melhor oxímetro

Perfeito para medir a oxigenação do sangue em relação ao tempo, o oxímetro da MontSerrat é bastante eficiente naquilo que promete cumprir. Não é à toa que é recomendado para o uso por parte de geriatras, fisioterapeutas, profissionais da educação físicas, socorristas, dentistas, paramédicos e médicos.

Caso você queira adquirir esse produto para uso caseiro, também é possível. É ideal para ser utilizado por pacientes que tenham alguma doença pulmonar obstrutiva que seja crônica. Se você possui insuficiência cardíaca, é indispensável que tenha esse produto em sua casa.

A medição de SpO2 é precisa, indo dos 35% aos 99%. O batimento cardíaco também pode ser medido, desde que os valores fiquem entre 30 e 250 batimentos cardíacos por minuto. Há indicador de pulsação, indicador de bateria fraca e aviso sonoro de medição. A alimentação, aliás, é feita por duas pilhas AAA.

O que é um oxímetro de dedo?

Mas o que é exatamente um oxímetro? Afinal, de nada adianta saber de oxímetro de dedo, melhor marca e onde comprar se você não sabe exatamente o que é esse produto. De modo bastante sucinto, um oxímetro é um pequeno aparelho que mede a quantidade de sangue que está sendo transportada a todo o seu corpo.

Na verdade, o monitor do aparelho exibe como informação a porcentagem da hemoglobina arterial que há dentro de você. Ele é utilizado principalmente por enfermeiros, médicos, fisioterapeutas e até dentistas para medir a oxigenação sanguínea. Um oxímetro, portanto, é presença indispensável na casa de pessoas que tenham problemas respiratórios e que sofram de falta de ar.

Vale a pena comprar um oxímetro?

Ter um oxímetro de dedo, melhor marca do mercado ou o melhor produto que o varejo oferece pode não significar tudo. Às vezes o seu caso pode ser um pouco mais grave e pode exigir um tipo de medição de oxigênio no sangue um pouco diferente.

Em casos de arritmia cardíaca, por exemplo, de doenças cardíacas graves, de cirurgias complexas ou até mesmo de infecção generalizada, não é recomendado o uso de um oxímetro. Por esse motivo salientamos mais uma vez que a utilização e, por óbvio, a compra desse produto deve estar de acordo com as orientações médicas.

Por isso nem sempre os melhores oxímetros são o que você precisa. Em muitos casos, o ideal é você fazer um medição invasiva. Isso é feito por uma coleta de sangue, chamada de gasometria arterial. Além da porcentagem de oxigênio no sangue, você pode obter valores como o pH sanguíneo e quantidade de gás carbônico em suas veias e artérias.

Por isso, sim, ter esse tipo de aparelho vale a pena. Ao mesmo tempo, contudo, é importante que você não dependa tanto dele. É sempre importante, dependendo da gravidade da sua saúde, procurar um posto de saúde ou um hospital próximo caso note alguma alteração preocupante em seu organismo.

Valores normais de uma oximetria

melhor marca de oxímetro

Independente do fato de você optar por um oxímetro ou por uma gasometria arterial, é importante saber quais são os valores considerados normais na medição. Saiba, para ter uma base, que a saturação normal deve estar entre 95% e 100%. Abaixo dos 95%, mas principalmente abaixo dos 90% pode significar que a quantidade de oxigênio em seu sangue está bastante deficiente.

Esses valores, no entanto, são bastante relativos. É preciso que você converse com um médico ou especialista a respeito, de modo que uma avaliação médica indique exatamente qual o seu diagnóstico.

Cuidados que deve ter na hora da medição

É preciso ter alguns cuidados ao utilizar um oxímetro. Primeiramente, o aparelho precisa ser muito bem calibrado, quase que semanalmente, de modo que os resultados não fiquem alterados. Durante o exame também é importante que você tenha atenção a alguns pontos:

  • Não use unhas postiças ou esmaltes. Isso altera a passagem do sensor de luz;
  • Jamais deixe o aparelho em ambientes muito iluminados;
  • Mantenha o aparelho posicionado conforme as instruções de uso.

Verifique, ainda, se não há qualquer tipo de deficiência nutricional em quem estiver passando pela medição. Condições como anemia com certeza alterarão os resultados, portanto não hesite em ter o acompanhamento de um médico.

 

 

 

Fonte: Research Gate

Fonte bibliográfica:

  • Blaisdell CJ, Goodman S, Clark K (2000) Pulse oximetry is a poor predictor of hypoxemia in stable children with sickle cell disease. Arch Pediatr Adolesc Med 154(9): 900-903.

Crédito das imagens: Americanas, Ortoponto e Wikimedia Commons