Book Appointment Now
Perder peso em excesso pode ser um sinal de alerta? Descubra as causas
Perder peso em excesso nunca é um bom sinal. Todos nós sabemos que a perca de peso ou de gordura sempre deve acontecer de forma saudável e equilibrada. Logo, algumas pessoas percebem que vem emagrecendo com mais facilidade e por vezes, não não dão a devida atenção ao fato.
E alguns dos indicadores mais comum da perda de peso em excesso, são as doenças. Elas que afetam justamente nossa qualidade de vida e a forma como nos comportamos. Desse modo, o Blog SaúdeLab, decidiu trazer algumas doenças que podem causar isso (e você pode ter) e nem sabia. Entenda os casos abaixo e busque atendimento médico caso se identifique nessas condições.
Leia também: Como motivar a família para ser mais saudável?
Perder peso em excesso pode ser sinal de doença
Observe a lista a seguir e fique atento(a) se alguma se enquadra ao seu perfil. O importante é buscar atendimento médico o quanto antes para cuidar da saúde.
Hipertireoidismo
A princípio, ocorre quando a tireoide produz excessivamente os hormônios tireoidianos (T3 e T4), que são responsáveis por regular o metabolismo. No hipertireoidismo, o excesso hormonal pode levar a um aumento do gasto calórico, tremores, irritabilidade e rápida perda de peso. O melhor caminho para investigar é em consulta ao endocrinologista e fazer exames laboratoriais de sangue.
Diabetes
Antes de tudo, existem diversos tipos de diabetes, os mais comuns são o 1(infanto-juvenil), 2 (adulto) e gestacional. A doença, independentemente do seu tipo, ocorre devido à falta, deficiência ou resistência da ação da insulina, que é um hormônio responsável por levar energia (glicose) para dentro da célula. Logo, sem conseguir usar a glicose como “combustível”, as células passam a utilizar a gordura corporal como fonte de energia, o que leva à perda de peso descompensada.
Câncer
Em síntese, a doença por si só pode levar à redução de quilos na balança. No entanto, isso é mais comum quando o câncer está em estágio avançado ou em metástase (quando já atingiu outras partes do corpo). De forma idêntica, quando o tumor está localizado no pulmão, cabeça e pescoço ou no trato gastrointestinal, como no câncer de estômago, pâncreas e de esôfago.
Problemas na região intestinal
Intolerância à lactose, doença celíaca e doenças inflamatórias, como síndrome do cólon ou intestino irritável, doença de Crohn e retocolite ulcerativa, são os problemas mais comuns que podem levar à perder peso rápido. Muitos desses quadros geralmente são acompanhados de diarreia, o que faz com que o corpo não consiga absorver a quantidade suficiente de nutrientes necessários, o que leva a um déficit de energia. Dor, distensão abdominal e febre também são sintomas de algumas dessas condições.
Perder peso pode ser depressão?
Por fim, a depressão que afeta 350 milhões de pessoas no mundo, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), pode causar a perda ou o aumento de apetite. Além disso, dificuldade para realizar tarefas cotidianas, sentimentos de impotência e culpa e, em casos mais graves, até mesmo pensamentos e tentativas de suicídio.
Leia também: Tem Vontade De Correr Uma Maratona? Saiba Como Você Deve Se Planejar!