Pés inchados? Saiba quais são as principais causas e formas de solucionar

Sem dúvidas, é sempre muito incômodo quando chegamos em casa depois de trabalhar, e nossos pés estão todos inchados. Felizmente, nesses casos eles costumam desinchar depois de alguns instantes descansando. Porém nem sempre ter os pés inchados é algo tão simples de se resolver. Portanto, venha com o SaúdeLab e confira as principais causas e formas de solucionar pés inchados.

A princípio, dores e inchaços costumam ser sintomas bastante amplos. Diversas doenças podem causar dores, sejam elas localizadas ou não, ou inchaços em diferentes partes do corpo. Na verdade, muitas vezes esses dois sintomas estão relacionados. Ter inchaço nos pés, por exemplo, pode ser um problema bastante incômodo e doloroso. Logo, é importante conhecer suas causas para poder combatê-las.

Causas mais comuns de pés inchados

  • Problemas vasculares: ficar por muito tempo de pé favorece a ação da gravidade, de forma que ela faz o sangue ficar represado nas pernas, especificamente das veias. Com isso, uma parte da água que compõem o sangue acaba passando para os tecidos dos pés, fazendo eles ficarem inchados.
  • Gravidez: é muito comum mulheres gestantes ficarem com os pés inchados durante a gravidez. Isso se dá por um aumento de pressão nas veias, e uma maior retenção de líquidos que a gestação provoca.
  • Insuficiência cardíaca: quando o coração fica enfraquecido, partes periféricas do corpo como os pés têm sua circulação prejudicada. No caso, a insuficiência cardíaca faz com que o sangue que chega aos pés não seja bombeado corretamente, acumulando nas veias e causando inchaço.
  • Problemas renais: pessoas que sofrem de doenças renais costumam ter problemas na excreção de líquidos no corpo. Consequentemente eles acabam se acumulando no corpo, inclusive nós pés, levando ao inchaço.
  • Remédios de hipertensão: alguns medicamentos usados no controle da pressão arterial possuem um mecanismo que bloqueia os canais de cálcio do organismo. Infelizmente uma das consequências desse efeito é o inchaço dos pés.
  • Deficiência de albumina: algumas condições de saúde, especialmente as que afetam o fígado, diminuem a produção de albumina no organismo. A deficiência dessa proteína faz com que os líquidos dos sangue passam para os tecidos de diversas partes do corpo, o que inclui os pés e perna

Leia mais: Saúde do Coração: 7 sinais que merecem cuidados e que você precisa dar atenção

O que esse tipo de inchaço pode causar?

Além de dores nos pés, o inchaço  causa alterações e problemas na pele. No caso, é comum ver pés inchados que desenvolvem dermatite, ficam com a pele mais escura, ou com pequenas pintas marrons. Ademais, o inchaço também é responsável por deixar a pele mais esticada e irritada, causando coceiras, dificultando a movimentação e até mesmo aumentando o risco de infecções e úlceras na região dos pés e pernas.

Como fazer para solucionar o inchaço dos pés?

Por fim, agora que você conhece as principais causas de inchaço nos pés, e como ele pode prejudicar nossa saúde, resta aprender como solucionar ele. Sob esse ponto de vista, em casos de inchaço leve, basta manter os pés erguidos. Para isso, você pode apenas apoiar eles em um banquinho ou levantá-los com almofadas ou no sofá. Depois de alguns minutos ou horas, o inchaço provavelmente irá diminuir.

Outra forma de combater o inchaço é adotando alguns hábitos. No caso, você pode optar por fazer uma caminhada leve, utilizar meias de compressão ou deixar os pés sob água fria. Se nenhuma dessas dicas funcionar, e o inchaço persistir por mais de dois dias, o ideal é que você procure o atendimento médico. Dessa maneira, você terá o diagnóstico correto e poderá começar o tratamento que for necessário.

Leia mais: 10 alimentos que limpam os vasos sanguíneos e melhoram a circulação; confira já

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915