Book Appointment Now
É verdade que a pimenta-do-reino faz mal para os rins? Descubra!
De antemão, a pimenta-do-reino está entre os temperos mais comuns na cozinha, inclusive no Brasil. Sua versatilidade permite que ela seja usada em muitos pratos diferentes. Porém ainda assim algumas pessoas evitam usar por acreditar que essa pimenta pode ser prejudicial para os rins. Sob esse ponto de vista, o SaúdeLab vai ensinar se é verdade que a pimenta-do-reino faz mal para os nossos rins ou não.
À primeira vista, se você não gosta do sabor ou da ardência da pimenta-do-reino, então realmente você deve evitar consumir ela. Contudo, se seu receio em consumir ela é porque ela possa fazer mal para a saúde saúde, então é preciso levar em conta alguns fatores antes de excluir ela da sua alimentação. Afinal, ela é um ingrediente muito mais conhecido pelos seus benefícios do que pelos seus malefícios.
A pimenta-do-reino realmente é ruim para os rins?
De maneira geral, toda pimenta possui em sua composição uma substância chamada capsaicina. Os efeitos dela no nosso organismo são amplamente estudados, porém é conhecida principalmente por irritar algumas mucosas. No caso, ela costuma afetar as mucosas do intestino e da bexiga urinária, causando uma irritação que, na bexiga, passa um sensação muito parecida com uma infecção urinária.
Essa característica está presente na pimenta-do-reino, e é o que levou muitas pessoas a acharem que ela faz mal aos rins. Mas esse efeito da capsaicina só ocorre quando ela se encontra em grandes quantidades, ou é consumida por pessoas mais sensíveis. Ou seja, a pimenta-do-reino por si só não é capaz de fazer mal aos rins. Basta ter moderação no consumo dela, tendo atenção para consumir a quantidade ideal para o seu corpo.
Leia mais: Conheça as 5 melhores pimentas para saúde: descubra cuidados no consumo e até como fazer chá
O excesso de pimenta-do-reino faz mal para a saúde
Além da irritação na bexiga urinária, a pimenta-do-reino em excesso pode causar outros problemas para o nosso corpo. Dentre eles, ela pode prejudicar a respiração, estômago e saúde da pele. Ademais, gestantes devem ter ainda mais moderação no consumo pois a pimenta pode favorecer sangramentos e abortos espontâneos, além de alterar o sabor do leite na amamentação.
Com moderação, a pimenta-do-reino é benéfica
Por fim, depois de conhecer essas propriedades, você pode ficar com a impressão de que a pimenta-do-reino faz mal. Mas conforme fora dito, ela só é um problema se você exagerar na quantidade, ou se você for muito sensíveis a capsaicina. Se consumida moderadamente, ela pode ser extremamente proveitosa para a saúde. Sendo assim, confira a seguir alguns dos muitos benefícios dela:
- Acelera o metabolismo do corpo
- Melhora aproveitamento de nutrientes
- Favorece a circulação sanguínea
- Melhora os processos digestivos
- Combate diversos microrganismos
- Ajuda a conservar a cognição
- Auxilia na manutenção do bom-humor
Leia mais: Comer alimentos apimentados faz mal para a saúde? Veja os efeitos e como consumir