Diabético pode comer pinhão, ou ele é contraindicado? Saiba mais

O pinhão é um alimento bastante típico, portanto nem todo mundo conhece ele

A princípio, o pinhão é um alimento bastante regional. Nem todo brasileiro está acostumado a comer ele, ou sequer chegou a experimentá-lo. Do ponto de vista da saúde, isso acaba sendo um problema, pois o pinhão é bem nutritivo. Mas será que ele é seguro para quem possui diabetes? Se você ou alguém que você conhece sofre com essa condição de saúde, venha com o SaúdeLab e descubra se diabético pode comer pinhão, ou se ele é contraindicado.

Muitos pensam que os alimentos naturais, especificamente as frutas e vegetais, são inofensivos para a diabetes. De fato eles são extremamente nutritivos e benéficos para a saúde, mas a diabetes é uma condição que limita bastante a alimentação. Com isso, até os alimentos que são considerados os mais saudáveis podem acabar sendo prejudiciais para a diabetes, dependendo de suas propriedades e forma de consumo.

Principais características do pinhão

De maneira geral, o pinhão é a porção comestível da pinha, estrutura que pertence às árvores de Araucária, comuns na região Sul. Ele é comumente consumido sozinho, depois de cozido ou assado. Porém ele também pode ser combinado com frutas e iogurte, ou ser usado para fazer farofas, saladas e outros pratos similares.

Em relação aos seus nutrientes, é possível encontrar ácidos graxos, fitoesteróis, antioxidantes e fibras e sua composição, além de minerais diversos, como o fósforo, potássio, manganês e magnésio. Estes são os principais responsáveis pelos benefícios que o pinhão oferece para a nossa saúde, e serão de grande importância para entender se diabético pode comer pinhão ou não.

Leia mais: Pinhão é low carb? Aprenda agora sobre as calorias e valor nutricional

Quais são os benefícios do pinhão?

  • Favorece a saúde do intestino: as fibras do pinhão permitem que ele possa melhorar o funcionamento intestinal, ajudando a combater problemas como a constipação.
  • Ajuda no emagrecimento: outro benefícios das fibras é que elas aumentam a sensação de saciedade das refeições. Isso é muito vantajoso para está desejando perder peso.
  • Garante a saúde dos olhos: um dos antioxidantes presente no pinhão é a luteína. Ela reduz consideravelmente os riscos de catarata e degeneração maculo que os olhos sofrem conforme envelhecemos.
  • Controla a pressão arterial: por conter potássio, o pinhão reduz a ação que o sódio exerce nos vasos sanguíneos, o que por sua vez ajuda a reduzir a pressão arterial.

Quem é diabético pode comer pinhão?

Para responder esse questionamento, precisamos focar em dois nutrientes do pinhão, que são as fibras e o manganês. No caso, as mesmas fibras que ajudam o intestino e a perda de peso também diminuem a velocidade de absorção dos carboidratos dos alimentos. Esse fenômeno faz toda a diferença no controle da glicemia depois de almoçar ou jantar.

Já o manganês atua melhora a o desempenho da insulina no organismo, e o metabolismo dos carboidratos como um todo. Ou seja, com base nessas características, um diabético pode comer pinhão tranquilamente, e ter seu sua diabetes melhor controlada através dele.

Leia mais: Quem tem diabetes pode comer pitaya? Saiba como essa fruta afeta a glicemia

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação