Pode beber tomando anticoncepcional? Entenda as complicações possíveis

Sem dúvidas, o uso dos anticoncepcionais são um dos métodos contraceptivos mais empregados do mundo. Ele é simples, prático e bastante eficiente. Entretanto, eles não deixam de ser um tipo de medicamento, sendo então necessário saber se ele pode ou não interagir com álcool. Dito isso, o SaúdeLab vai ensinar se pode beber tomando anticoncepcional, ou se existe algum tipo de complicação.

É muito comum as bebidas alcóolicas afetarem o funcionamento dos remédios que tomamos. Uma das formas que essa interação ocorre é com o álcool reduzindo ou cortando o efeito de um determinado medicamento. Logo, caso esse efeito ocorra em um anticoncepcional, as consequência serão obviamente bastante graves. Por isso é tão importante entender se pode beber tomando anticoncepcional.

Características gerais dos anticoncepcionais

De maneira geral, os comprimidos anticoncepcionais são uma carga de hormônios. Você provavelmente já sabe disso, mas o período fértil e ciclo menstrual da mulher são fenômenos regulados principalmente pelos hormônios dela. Mas a carga de hormônios fornecida pelos anticoncepcionais impede a dilatação do útero e a ovulação, de forma que a mulher deixa de ter a fertilidade que ela possui naturalmente.

Por incrível que pareça, os anticoncepcionais oferecem alguns benefícios para a saúde, para além do efeito principal deles. No caso, a carga de hormônios melhora o ciclo menstrual e os sintomas da TPM, e ainda favorece a saúde da pele. Contudo, ele também tem um risco muito polêmico. Como a quantidade de hormônios é alta, o uso de anticoncepcionais aumenta bastante a chance da mulher desenvolver trombose.

Leia mais: Anticoncepcional Tâmisa 30: Benefícios, Riscos e Efeitos Colaterais

Pode beber tomando anticoncepcional ou não?

A princípio, o efeito em si do anticoncepcional não costuma ser afetado pelo consumo de bebidas alcóolicas. Ou seja, na teoria, pode beber tomando anticoncepcional de fato. O problema é que, caso você tenha tomado ele à pouco tempo e acabe exagerando no consumo do álcool, pode ser que você acabe vomitando antes do anticoncepcional ser digerido e absorvido. Nesses casos, a eficiência dele não é garantida.

Por outro lado, beber quando sob o uso de anticoncepcionais também pode ser um problema para a saúde da mulher. Ela pode sofrer com sintomas como inchaço, dores de cabeça e disfunções gástricas ou intestinais. Ou seja, você pode beber tomando anticoncepcional de fato, mas precisa ficar muito atento com a quantidade consumida, e com quaisquer sinais que seu organismo possa emitir.

Dicas importantes sobre o álcool e a eficiência do anticoncepcional

Enfim, vale salientar que a moderação no consumo de bebidas alcóolicas é importante para qualquer pessoa, dada a toxicidade que elas possuem no nosso organismo. Quanto a eficiência dos anticoncepcionais, apesar de muitos fatores terem a capacidade de influenciar nisso, o principal deles é a regularidade no consumo. Para que os anticoncepcionais funcionem corretamente, eles precisam ser consumidos diariamente, no mesmo horário, e na ordem indicada pela cartela.

Leia mais: Quem toma losartana pode tomar cerveja? Entenda se há alguma relação

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915