Pode congelar creme de leite? Saiba como mantê-lo devidamente conservado

O creme de leite estraga com muita facilidade se não for armazenado corretamente

A princípio, o creme de leite é um ingrediente bastante versátil na cozinha. Ele pode ser usado tanto para receitas salgadas quanto para receitas doces. Contudo, o que poucas pessoas acabam prestando a devida atenção é com o armazenamento correto dele. Sendo assim, o SaúdeLab vai ensinar se pode congelar creme de leite e como mantê-lo devidamente conservado.

Por ser um laticínio, a durabilidade do creme de leite é relativamente pequena. Afinal, o leite por si só estraga com bastante facilidade, ainda mais se não for bem armazenado. E o pior é que, quando estragado, ele costuma ser bem prejudicial para a nossa saúde, graças a ação de microrganismo e perda de suas características. Ou seja, saber como conservar o creme de leite acaba sendo uma questão de segurança.

Pode congelar creme de leite ou não?

Para respondermos a essa questão, precisamos entender o que acontece quando congelamos algo. À primeira vista pode parecer estranho, mas o congelamento não deixa de ser um processo de secagem. Isso porque juntamente com o alimento, toda a água dele também é congelada, secando o mesmo. Por causa desse fenômeno, infelizmente não se pode congelar creme de leite.

De maneira geral, podemos identificar partes sólidas e líquidas no creme de leite. As sólidas correspondem, principalmente, às suas gorduras, enquanto as líquidas são basicamente o soro e água. Se congelarmos o creme de leite, as gorduras acabam se separando dos líquidos, e quando ele for descongelado, ficará mais aguado, rançoso e talhado. Logo, congelar creme de leite acaba prejudicando o aproveitamento dele.

Alimentos com creme de leite também não podem ser congelados

Graças a essas qualidades, não só ruim congelar o creme de leite, como também devemos evitar fazer isso com receitas que levam ele. Um estrogonofe, por exemplo, é feito com um molho a base de creme de leite. Congelar ele irá causar o mesmo problema de separação de líquidos e sólidos. Com isso, as sobras que poderiam até servir como uma refeição terão de ser descartadas.

Qual a maneira certa de conservar o creme de leite?

Conforme fora dito, o creme de leite e laticínios no geral são bem prejudiciais para a saúde quanto estragado. Logo, sabendo que não se pode congelar creme de leite, é importante aprender o jeito apropriado de armazená-lo. No caso, se ele ainda não tiver sido aberto, basta deixar ele na geladeira ou sob temperatura ambiente em uma dispensa ou armário. Mas se você pretende armazenar sobras do creme de leite, é preciso ter mais cuidado.

Primeiramente, a embalagem do creme de leite, depois de aberta, não confere uma boa vedação para o produto. Logo, ele fica mais exposto ao meio externo e, consequentemente, mais suscetível a contaminações e estraga com maior facilidade. Sendo assim, o jeito correta de conservá-lo nesses casos é transferir o creme de leite para um recipiente de vidro de boa vedação, e levá-lo para a geladeira, onde ele irá durar cerca de 10 dias.

Leia mais: 

Creme de leite vencido faz mal? Fique por dentro dos riscos para a saúde

Gelatina Colorida Diet com Creme de Leite: sobremesa leve para curtir com sua mãe

Creme de leite vegano: 3 versões para fazer hoje ainda; veja como é fácil

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação