Book Appointment Now
Pode congelar gengibre, ou ele acaba estragando? Entenda a melhor forma de conservação
De antemão, o gengibre é um ingrediente no mínimo único. Ele tem um sabor refrescante e picante ao mesmo tempo, e ainda é riquíssimo em propriedades benéficas. Portanto, para não deixar de aproveitar essas qualidades. é bom aprender a como mantê-lo conservado. Sendo assim, venha com o SaúdeLab, descubra se pode congelar gengibre, ou se ele acaba estragando dessa maneira.
Alimentos naturais tendem a ser mais saudáveis que os industrializados, processados ou artificiais. Mas em compensação, eles também costumam estragar com muito mais facilidade. Claro que alguns alimentos naturais são mais duráveis que outros, o que de certa forma é o caso do gengibre. Contudo, sem o devido armazenamento e conservação, eventualmente eles irão estragar.
Pode congelar gengibre mesmo ou não?
Algo que quase ninguém leva em consideração ao congelar um alimento, é que o processo se consiste em um método de secagem. Afinal, toda a água presente no alimento é congelada juntamente com ele. Somando isso com a queda da temperatura, fica difícil evitar que o alimento sofra mudanças em algumas de suas características. Felizmente, o gengibre costuma não ser tão afetado por esse problema, permitindo que ele possa ser congelado tranquilamente.
No caso, se o gengibre for apenas armazenado na geladeira, ele tende a durar aproximadamente um mês. Isso porque a temperatura é maior do que no congelador. Portanto a conservação obviamente será melhor do que fora da geladeira, mas não tão boa quanto seria dentro do congelador. Então sim, você pode congelar gengibre e, com isso, estender a durabilidade dele para até três meses.
Passo a passo para garantir um bom congelamento
Não é porque você pode congelar gengibre que o processo pode ser feito de qualquer forma. Existem alguns cuidados que, por mais simples que sejam, ajudam a garantir que gengibre possa atingir o máximo de sua durabilidade e que o congelamento não seja comprometido de nenhuma forma. Sendo assim, confira a seguir um passo a passo par poder congelar o gengibre apropriadamente:
- Primeiramente, comece higienizando levemente o gengibre sob água corrente.
- Em seguida, seque-o bem e enrole ele com papel toalha. Se quiser, você pode fazer o mesmo com ele em rodelas, mas em ambos os casos ele deve permanecer com casca.
- Feito isso, com o gengibre bem coberto, coloque ele dentre um pote ou saco plástico com vedação.
- Por fim, leve o recipiente com gengibre para o congelador.
Também é possível congelar o gengibre já picado ou ralado
Geralmente o gengibre é usado ralado ou picado na cozinha. Sendo assim, para facilitar as coisas, saiba que ele pode ser congelado já pronto para o uso. Porém nesse caso, é preciso colocar o gengibre ralado ou picado em uma forma no congelador para ele ficar mais consistente. Depois de fazer isso, ele já pode ser armazenado em potes ou sacos plásticos, assim como no passo a passo, e colocado no congelador até ele ser usado definitivamente.
Leia mais: