Pode tomar chá de bugre para emagrecer? Entenda a verdade e conheça mais sobre a erva

Também conhecido como porangaba, o bugre é uma planta nativa da América do Sul, muito disseminada no Brasil. De seus muitos benefícios, seu alto poder diurético ficou famoso nos últimos anos, e o chá de bugre passou a ser utilizado para fins de emagrecimento. Entretanto, especialistas fazem um alerta importante em relação a isso. Confira hoje no SaúdeLab!

De nome científico Cordia Salicifolia, o bugre pode ser encontrado em canteiros pelo Brasil ou em lojas de produtos naturais, na forma de folhas secas, que são utilizadas para fazer o chá. Assim, confira agora os reais benefícios que você ganha consumindo a bebida, veja se ela realmente auxilia na perda de peso e esteja atento aos possíveis efeitos colaterais e às contraindicações.

Os benefícios do bugre para a saúde

O chá de bugre oferece propriedades diuréticas, estimuladoras, antivirais e cardiotônicas, que estimulam o metabolismo do corpo e auxiliam na prevenção de algumas doenças. Assim, entenda agora como isso tudo se traduz em benefícios para o seu organismo e aprenda a preparar a bebida da forma correta!

chá de bugre
O bugre, também conhecido como porangaba, deve ser utilizado mediante orientação médica. Fonte: Canva.

O que o chá de bugre proporciona à sua saúde

O chá de bugre realmente emagrece?

Nos últimos anos, o bugre passou a ser vendido no formato de cápsulas, direcionado a indivíduos que buscam emagrecer rapidamente. Entretanto, a Anvisa proibiu a divulgação da planta para tais fins, considerando que esta só deve ser utilizada sob prescrição médica, devido a uma série de efeitos colaterais oriundos de seu consumo.

Além disso, a perda de peso não pode ser atingida levando-se em consideração a função diurética do bugre, o qual, de fato, combate a retenção de líquidos. Porém, nesse sentido, a utilização da planta não se traduz em ganhos substanciais para o emagrecimento, que deve ser gerido através de uma dieta adequada e exercícios físicos regulares.

Portanto, o chá de bugre pode ser utilizado por indivíduos que sofrem de retenção de líquidos, de acordo com um acompanhamento médico adequado. Assim, o uso contínuo da bebida para fins de emagrecimento não é recomendado.

No entanto, seu uso moderado e acompanhado por um profissional, pode trazer alguns benefícios, conforme citamos a seguir:

1. Prevenção de doenças cardíacas

Devido à sua ação diurética, o chá de bugre também estimula a circulação sanguínea, controlando os níveis de colesterol ruim e diminuindo o depósito de gordura nas artérias. Nesse sentido, seu consumo acaba atuando na prevenção de problemas cardíacos. Além disso, a planta contém alantoína, um antioxidante que previne alterações nos batimentos cardíacos.

Todavia, o bugre não é recomendado para pessoas que já sofrem de alguma doença cardíaca, já que possui ação termogênica, provocando a aceleração dos batimentos cardíacos.

2. Combate a celulite

O efeito diurético potente do chá de bugre também atua nas camadas de tecido do organismo, eliminando o excesso de líquidos. Junto à ação antioxidante, a bebida acaba ajudando com combate à celulite. Porém, o uso do chá para este fim deve ser orientado por um médico especialista.

3. Acelera o metabolismo do corpo

Além do efeito termogênico, o chá de bugre também contém cafeína. Assim, ele acaba atuando como um poderoso estimulante, acelerando o metabolismo corporal.

4. Combate a herpes viral

Alguns estudos preliminares demonstraram que o chá de bugre oferece uma função antiviral, inibindo a ativação e a infecção do vírus da herpes tipo 1. No entanto, pesquisas mais abrangentes precisam ser feitas nesse sentido, e a utilização da bebida para esse fim também deve ser prescrita por um médico responsável. Nesse sentido, ela não suprime a necessidade de medicações adequadas para esse fim.

Como fazer o chá de bugre

Ingredientes

  • 1 colher de sopa de folhas secas de bugre;
  • 200ml de água fervida.

Modo de preparo

Coloque a água fervida em um recipiente e adicione as folhas de bugre. Em seguida, aguarde por cerca de 15 minutos, coe e beba enquanto o chá ainda estiver morno. A indicação de ingestão é de até 2 xícaras por dia, e deve ser acompanhada e indicada para um determinado fim por um médico responsável.

Efeitos colaterais

O chá de bugre possui recomendações específicas segundo a necessidade de cada pessoa e de acordo com a avaliação da saúde corporal. Assim, o consumo desregulado e excessivo da planta pode gerar sobrecarga nos rins, aumento dos batimentos cardíacos e insônia, por causa dos altos níveis de cafeína presentes em sua composição.

Quem não deve tomar o chá

O chá de bugre não é recomendado para gestantes, lactantes, crianças, e pessoas que sofrem com problemas renais, cardíacos ou insônia.

Leia também: Chá de Erva-Doce: conheça os incríveis benefícios para adultos e crianças

Compartilhe seu amor
Elizandra Civalsci Costa
Elizandra Civalsci Costa

Farmacêutica (CRF MT n° 3490) pela Universidade Estadual de Londrina e Especialista em Farmácia Hospitalar e Oncologia pelo Hospital Erasto Gaertner. - Curitiba PR. Possui curso em Revisão de Conteúdo para Web pela Rock Content University e Fact Checker pela poynter.org. Contato (65) 99813-4203

Artigos: 1004