Book Appointment Now
Polvilho é low carb? Pode ou NÃO pode na dieta? Veja tudo na Tabela de Alimentos
Será que polvilho é low carb? Na hora de começar uma nova dieta é mais do que importante consultar um nutricionista. Afinal de contas, ele é o profissional mais capacitado para mapear as necessidades alimentares de acordo com a saúde e os objetivos de cada pessoa. Além disso, buscar por informações confiáveis vai te ajudar em todo o processo. Para te ajudar, o SaúdeLab veio hoje sanar a dúvida se polvilho é low carb ou não!
Desse modo, entenda melhor sobre esse super ingrediente que faz parte do nosso dia a dia e que está enraizado na culinária brasileira: será se ele tem pouco carboidrato? É o que você vai saber agora mesmo!
Polvilho é low carb? Conheça melhor o ingrediente
Se você adora uma empadinha comprada na padaria ou aquele pão de queijo irresistível, ou ainda, uma tapioca bem recheada, é super provável que um dos ingredientes utilizados no preparo seja o polvilho.
Esse ingrediente versátil e presente em diversas receitas é o produto final da extração do amido da mandioca, resultando em uma farinha de amido. Você pode conhecer o polvilho por goma ou fécula de mandioca, pois ele recebe esses nomes em regiões diferentes do Brasil.
Além disso, o polvilho possui duas variações: a doce e a azeda, sendo que o polvilho doce não passa pelo processo de fermentação pelo qual a versão azeda precisa passar.
Independente da variação, o polvilho é uma fonte de energia e de nutrientes importantes para nosso organismo, como ferro, magnésio, vitamina C, cobre e diversos outros.
No entanto, será se o polvilho é low carb? Antes de responder a essa pergunta, vale entender qual o conceito de low carb. Por definição, o termo significa “baixo carboidrato”. Portanto, a essência de uma dieta low carb é consumir poucos carboidratos e mais proteínas, bem como gorduras boas.
Assim sendo, o polvilho não é considerado um alimento/ingrediente low carb, pelo contrário, pela composição, ele como se mostra rico em carboidratos. Confira na Tabela de Alimentos a seguir.
O que diz a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos sobre o polvilho
O carboidrato é uma das principais fontes de energia para o nosso organismo, ele desempenha um papel importante e é um dos três macronutrientes indispensáveis; ou seja, deve estar na alimentação.
Com relação ao polvilho, a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TACO) estabelece a quantidade de carboidratos das variações do alimento, este que possui taxas altas (de carboidrato) e, portanto, não é tido como um alimento low carb.
Leia ainda: Low carb para iniciante; veja o que você precisa saber
Polvilho doce
É o tipo mais natural de polvilho e comumente utilizado na preparação de doces, bolos, tortas, etc. De acordo com a TACO (2011), cada 100 gramas de polvilho doce correspondem a 86,8 gramas de carboidratos.
Polvilho azedo
Já em se tratando do polvilho azedo, rotineiramente utilizado em receitas de pão de queijo, biscoitos e outros, cada porção de 100 gramas equivale a 81,1 gramas de carboidratos. A depender da marca, essa quantidade pode variar entre 90 e 100 gramas de carboidratos; ou seja, é bastante!
Biscoito de polvilho
Queridinho e de fato saboroso, o biscoito de polvilho não é nada low carb. Segundo a TACO, para cada 100 gramas de biscoito de polvilho doce, há 80,5 gramas de carboidratos.
Já no caso do biscoito de polvilho azedo, 50 gramas apresentam 34, 4 gramas de carboidratos (marca Chimanguinho), os valores também podem sofrer alteração; assim, sempre esteja atento (a) ao rótulo.
Leia também: Deu vontade de comer um docinho? Saiba como fazer 3 sobremesas low carb para saciar o desejo de doce